O uso de jogos como ferramenta de aprendizado

A aluna Silvana Vasconcelos dos Reis, do curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (LEPT) do IFB Campus Samambaia, elaborou um jogo da velha 3D como ferramenta de aprendizagem da estatística e probabilidade. A iniciativa surgiu a partir de sua atuação como extensionista na Rádio e Estúdio "Penso logo edifico", também do IFB Campus Samambaia e idealizada pelo professor Márcio Castro. O projeto de extensão Rádio e Estúdio "Penso logo edifico" tem como objetivo fomentar a criação e divulgação de conteúdos educativos relevantes para os processos educacionais. Orientada pelo professor Carlos Petrônio no Laboratório do Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada e Prática Profissional (PAPP-LAB) e com o apoio da coordenadora do curso, Mônica Pereira, a estudante Silvana criou um jogo acessível a todos os alunos, independentemente de suas necessidades. O objetivo é tornar o aprendizado de conceitos abstratos mais dinâmico e interessante, facilitando a visualização e compreensão da estatística e probabilidade.
A aluna explica que a necessidade de elaborar um material didático para a disciplina do curso ministrada pelo professor Paulo Araújo que atendesse às diferentes formas de aprender dos alunos contribuiu para que a ideia se concretizasse. "Percebi que muitos alunos têm dificuldade em visualizar conceitos abstratos, e o jogo da velha 3D me pareceu uma forma interessante de tornar o aprendizado mais concreto", afirma Silvana. A coordenadora do curso, Mônica Pereira, elogiou a aluna pelo projeto. "A aluna está de parabéns pela iniciativa e pelo comprometimento com a educação inclusiva", declarou. A apresentação do jogo da velha 3D na aula da disciplina aconteceu na noite de quinta-feira, 19 de fevereiro de 2025, dentro do PAPP-LAB, em que a estudante, além de apresentar sua ideia aos professores e aos colegas de turma, também apresentou o Laboratório e as ferramentas usadas na confecção do jogo, cumprindo assim o papel de extensionista na divulgação dos espaços do IFB Campus Samambaia. A apresentação foi um sucesso, e a aluna espera que seu projeto possa contribuir para a melhoria no aprendizado de estatística e probabilidade, principalmente para os estudantes do Proeja em Edificações, aos quais a aluna pretende realizar aplicações práticas do jogo.
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