Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Samambaia > Parceria na área de Restauro do IFB Campus Samambaia com o Tribunal de Contas da União
Início do conteúdo da página

Parceria na área de Restauro do IFB Campus Samambaia com o Tribunal de Contas da União

Criado: Terça, 27 de Mai de 2025, 16h28 | Publicado: Terça, 27 de Mai de 2025, 16h28 | Última atualização em Terça, 27 de Mai de 2025, 16h49 | Acessos: 125

Prestes a completar 10 anos de atuação, o Núcleo de Restauro do Mobiliário Moderno do Instituto Federal de Brasília destaca-se como um importante vetor de formação de pessoal capacitado para a prática de restauração de bens móveis através da Oficina Escola de Restauro de Mobiliário Moderno. Egressos hoje atuam na marcenaria da Presidência da República e Coordenação de Preservação de Bens Culturais da Câmara dos Deputados.

O núcleo de pesquisa já divulgou quatro livros entre 2018 e 2023 nos quais apresenta os projetos de restauro desenvolvidos em parceria com outras entidades federais, como a Presidência da República, a Universidade de Brasília, o Ministério do Meio Ambiente, o Museu Vivo da Casa Candanga, o Ministério das Relações Exteriores, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Tribunal de Contas da União.

No ano de 2025, nos Cursos de Qualificação Profissional (CQP) em Restauro de Mobiliário Moderno, no formato de extensão (160 horas), com abordagem teórico-prática, os alunos estão realizando a conservação e o restauro de mobiliário moderno de autoria do designer Jorge Zalszupin, acervo da Presidência do Tribunal de Contas da União.

 

 

Serão trinta e uma peças na década de 1960, dentre elas alguns exemplares da Poltrona Senior, Mesa de Escritório Diplomata, Mesa Guarujá, Mesa Guanabara e Poltrona Paulistana na foto abaixo.

 

Fim do conteúdo da página