Página inicial > Samambaia > Ex-alunas do programa “Mulheres na Construção” reúnem-se para garantir vagas no mercado

Criado: Quinta, 15 de Agosto de 2013, 18h45 | Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2013, 18h45 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1490

Na manhã desta quinta-feira, 15, foi realizada a confraternização com ex-alunas do programa “Mulheres na Construção” na sede definitiva do Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília, situada no Complexo Boca da Mata. O objetivo do encontro é dar mais um passo no processo de inserção de mulheres no mercado de trabalho. De 2012 a junho deste ano, o Instituto Federal de Brasília certificou 360 mulheres como pintoras e azulejistas. O desafio agora é garantir vagas de emprego para essas profissionais.

Durante o evento, as ex-alunas contaram com estrutura montada no saguão de entrada do campus para emissão de carteira de trabalho e inserção no sistema de cadastro da agência do trabalhador.

A coordenadora do projeto, a professora do campus Joseleide Pereira da Silva, falou sobre a satisfação de fazer parte da transformação da vida de mulheres e citou o caso de Ieda. “Nossa aluna chegou aqui trabalhando informalmente, fez o curso, foi fichada, contratada e aumentou sua renda para R$ 1.300”, relatou emocionada a docente.

Deusirene Bezerra fez o curso de pintora e sempre se interessou em trabalhar com construção. Ela foi contratada como auxiliar de limpeza nas obras do estádio Mané Garrincha. Quando a coordenadora soube que ela tinha capacitação de pintora, passou a trabalhar como ajudante de vidraçaria. “Lá trabalho com 20 homens. Sou a única mulher; eles me chamam de tia”, conta.

A secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amância, salientou a importância da sensibilização de empregadores para a mudança na mentalidade de que existem espaços e atribuições reservadas aos homens. Para ela, a presença da mulher na construção civil agrega qualidade.

Segundo Marcelo Dourado, diretor-superintendente da Sudeco, os relatos de empresários da construção civil empregadores de mulheres são sempre satisfatórios.  “A  mulher é mais caprichosa com acabamento e além disso não falta na segunda-feira”, conta.

O programa “Mulheres na Construção" foi executado pelo IFB desde o início de 2012. Idealizado pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), com o apoio das Secretarias de Estado de Trabalho e da Mulher e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), o projeto continua com turmas pelas entidades do Sistema S. No IFB, o “Mulheres na Construção” reiniciará vinculado ao Pronatec.