Programa Mulheres na Construção forma terceira turma
Na manhã desta terça-feira, 1.º de outubro, o Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasilia (IFB) realizou a entrega de certificados a 31 formandas – 14 pintoras e 17 azulejistas – do Programa Mulheres na Construção.
A coordenadora do programa, Joseleide da Silva, ressalta a importância desse projeto na vida das mulheres. “Essas mulheres estão saindo daqui qualificadas, e o mercado de trabalho tem reconhecido isso. É uma honra poder passar um pouco mais de conhecimento para essas mulheres", afirma.
E a vontade de se qualificar foi a motivação da grande maioria das estudantes. ”Eu fiz o curso para ter uma qualificação profissional e para ajudar meus familiares, inclusive eu que coloquei cerâmica na casa da minha avó”, conta Helaine Lopes, formada no curso de azulejista.
A prática para quem quer se qualificar nessa área é primordial. Durante as aulas, as alunas puderam reformar Centros Comunitários de Samambaia, para colocarem em prática o que lhes fora ensinado.
“Com essa qualificação, nós, mulheres, saímos na frente dos homens. Nós somos mais detalhistas, delicadas, caprichosas, e isso é um grande diferencial para entrarmos no mercado de trabalho”, falou a formanda do curso de pintura Helen Noleta.
O reitor do IFB, Wilson Conciani, finalizou a cerimônia falando da importância desse projeto para o IFB e para a vida dessas estudantes. “A maior realização desse programa é a transformação social produzida. Você dá a oportunidade a essas mulheres, gerando emprego e oportunidade de se inserirem na sociedade como cidadãs”, finaliza.
A cerimônia
Na cerimônia de certificação, estiveram presentes o reitor do IFB, Wilson Conciani, a diretora-geral do Campus Samambaia, Neli Terezinha da Silva, o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), Marcelo Dourado, a coordenadora da Sub-Secretaria de Políticas para Mulheres, Cláudia Alfonso, o chefe de gabinete da Administração de Samambaia, Juscelino Lopo, e representando o Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal, Égades Oliveira.
O Programa
O Programa Mulheres na Construção é resultado de uma parceria entre o Instituto Federal de Brasília (IFB), a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), o Sinduscon e o Governo do Distrito Federal (GDF), e tem o objetivo de capacitar mulheres para ocuparem postos de trabalhos na construção civil.
O programa vem sendo executado pelo Campus Samambaia desde 2012 e, até o momento, o IFB certificou 391 mulheres como pintoras e azulejistas.
Redes Sociais