Página inicial > São Sebastião > Campus São Sebastião premia vencedores da etapa interna do Concurso de Redação da DPU

Criado: Quarta, 23 de Setembro de 2015, 09h53 | Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2015, 09h53 | Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2015, 15h46 | Acessos: 1698

A última quarta-feira, dia 15 de setembro, foi mais um dia especial para o Campus São Sebastião: a data foi escolhida para a divulgação do ganhador da etapa interna de seleção do Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), que tem como objetivo mobilizar as escolas públicas de todo o Brasil para debaterem o papel da DPU na sociedade.

Vislumbrado como uma oportunidade para integrar a “prática com a teoria”, a professora Lusifátima Gadêlha, docente do Campus da área de Gestão e responsável por ministrar o Componente Curricular Introdução à Linguagem do Direito para as turmas do Ensino Médio Integrado, viu no concurso uma oportunidade de mostrar aos estudantes o papel da Defensoria na sociedade.

“Não poderia haver atividade mais pertinente para que nossos alunos se apropriassem de como a DPU funciona e em quais situações o cidadão pode buscar os seus serviços”, explica.

Durante um mês, as turmas do Ensino Médio Integrado em Administração e Secretariado participaram de atividades de mobilização do concurso, que alicerçaram a produção das redações, como leituras, debates, oficinas de escrita, teatro e palestra da própria DPU.

Segundo a professora Daniele Rosa, que ministra o Componente Língua Portuguesa, por meio da produção textual os alunos não apenas aprenderam sobre o funcionamento da DPU, mas apreenderam noções importantes acerca dos direitos humanos e, principalmente, como garanti-los.

Além das redações para a seleção interna, os estudantes produziram página em rede social, vídeos, jingles, cartazes e até jogo da memória e um cubo mágico com o tema: “Eu tenho Direito e a DPU está comigo!”

O grande vencedor da etapa interna foi o aluno Adriano Barbosa Paes Landim. Em 2º lugar ficou o aluno Matheus Feliciano Figueiredo. Por conta da qualidade das redações produzidas, a Comissão que conduziu a seleção escolheu seis alunos para compartilharem o 3º lugar: Everson Vieira, Renata dos Santos, Andreza dos Santos, Adriana Barbosa, Beatriz Barroso e Myrelle Dias Nunes.

O resultado final do Concurso de Redação da DPU está previsto para o dia 6 de novembro e a premiação é atrativa: os alunos concorrem ao prêmio de R$ 1.000,00 e as 3 melhores escolas no quesito “mobilização” levarão R$ 10.000,00.