Página inicial > São Sebastião > Projeto SAMU na Escola visita Campus São Sebastião

Projeto SAMU na Escola visita Campus São Sebastião

Criado: Quarta, 30 de Setembro de 2015, 11h21 | Publicado: Quarta, 30 de Setembro de 2015, 11h21 | Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2015, 10h23 | Acessos: 1619

O Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB) – com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) – recebeu, na última terça-feira, 29 de setembro, uma equipe de enfermeiras do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A visita faz parte do projeto “SAMU na Escola”, que ensina lições de primeiros socorros usando uma linguagem acessível e de fácil entendimento.

A palestra teve como objetivo capacitar os servidores para atuarem em situações de urgência médica dentro do campus, auxiliando no atendimento inicial. Dentre os participantes, estavam os vigilantes da unidade, auxiliares administrativos, assistentes de aluno, professores, alunos, além de servidoras dos campi Brasília e Riacho Fundo.

O foco da palestra realizada girou em torno da parada cardiorrespiratória e do engasgo. As enfermeiras do SAMU promoveram a interação do grupo de forma didática e trouxeram bonecos e equipamentos para que os participantes pudessem exercitar alguns dos procedimentos básicos.

A partir dessa experiência, a PREX pretende incentivar os demais campi a receberem o projeto "SAMU na Escola", procurando adequar os temas relevantes para a comunidade escolar e de acordo com demandas específicas de cada campus.

Participaram também dessa ação, alunas do curso de Enfermagem da UnB, que desenvolvem um projeto de extensão juntamente com a equipe do SAMU.