Página inicial > São Sebastião > UniduniLer todas as letras – II festival itinerante de leitura realiza nova etapa agora em novembro!

Criado: Quinta, 05 de Novembro de 2015, 17h56 | Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2015, 17h56 | Última atualização em Sexta, 06 de Novembro de 2015, 08h38 | Acessos: 1395

Depois de mais de 10 ações com convidados locais, nacionais e internacionais, a segunda edição do Festival Itinerante de Leitura UniduniLer todas as letras inicia mais uma etapa recheada de boas leituras. Coordenado pela escritora Alessandra Roscoe, o FIL espalha o amor pelos livros e pela literatura e para públicos bem específicos: bebês, idosos, crianças com necessidades especiais. Com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura, o projeto já percorreu mais de 20 Regiões Administrativas do DF nas duas edições e, até o fim do ano, visitará pelo menos outras quatro RAs – Planaltina, Samambaia, Vila Telebrasília e Plano Piloto – sempre promovendo o contato direto de escritores, ilustradores, mediadores de leitura e contadores de história com leitores ou futuros leitores e tendo a leitura afetiva e partilhada como foco de todo o trabalho.

A novidade desta segunda edição é que, além de visitar creches, asilos e escolas, o Festival estará também semeando leituras para crianças internadas e seus familiares. A primeira ação – um show de histórias e cantigas com Alessandra Roscoe – aconteceu na terça-feira, dia 06 de outubro, no Hospital da Criança.

O Festival Itinerante realizará ainda um show em São Sebastião, outro em Planaltina, uma leitura sensorial com bebês cegos e de baixa visão no Plano Piloto e uma oficina de leitura e memória com grupos de mais vividos e alunos de Educação de Jovens e Adultos em Samambaia. O encerramento contará com uma ação bem poética para reunir avós, pais e filhos em torno de livros e brincadeiras.

A ideia é realizar um piquenique literário com leituras partilhadas e, a partir delas, separar trechos de poemas e de livros dos escritores e ilustradores que participaram do Festival, poemas de quem quiser se arriscar nos versos ou nas ilustrações.  As crianças e seus familiares farão releituras, desenhos, criações próprias em verso ou prosa para rechear 1000 balões de gás e ainda construirão 150 pipas poéticas para encher de cores e poesia o já famoso céu de Brasília.

A revoada de pipas e balões irá encerrar o Festival na Vila Telebrasília, no dia 28 de novembro.

Programação das próximas atividades

06/11 – 14h   Show Contos, cantos e encantos com Alessandra Roscoe – Hall do Hospital da Criança

06/11 – 15h   Roda de Histórias e Cantigas com Alessandra Roscoe – Auditório do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Educação

13/11 – 15h30 às 16h30   Show de Histórias e Cantigas Ler e Brincar de Ler com   Alessandra Roscoe e Paepalanthus Sempre Viva, grupo de Contadoras de Histórias – CEPI Pequizeiro – SRL QD 18 conjunto G, Área Especial 01, Vila Buritis Planaltina