Página inicial > São Sebastião > Alunos do Ensino Médio Integrado discutem Gênero e violência contra a Mulher

Alunos do Ensino Médio Integrado discutem Gênero e violência contra a Mulher

Criado: Segunda, 09 de Novembro de 2015, 15h57 | Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2015, 15h57 | Última atualização em Terça, 03 de Mai de 2016, 10h47 | Acessos: 1357

Na manhã de sexta-feira, 06 de novembro, os alunos do Ensino Médio integrado do Campus São Sebastião participaram de uma oficina que debateu questões de gênero e violência contra a mulher. O tema foi abordado a partir de duas pesquisas realizadas em 2014 e 2015, com jovens entre 14 e 24 anos, as quais levantaram a percepção dos jovens sobre a violência de gênero. Com base nos dados, os alunos puderam expor suas opiniões sobre a temática, tirar dúvidas e expressar as próprias experiências sobre relacionamentos e atitudes abusivas.

A oficina foi realizada pelo Projeto de Extensão "Ações de combate à violência contra a mulher", coordenado pela professora Letícia Érica Ribeiro, e teve o apoio e participação da Professora do EMI Diene Hellen Silva, que contribuiu na condução do debate.

"Ouvir a opinião dos jovens sobre gênero faz com que reforcemos a necessidade de se discutir essa temática na escola, pois muitos ainda reproduzem preconceitos e estereótipos de forma natural, sem perceberem que estão contribuindo para reforçar comportamentos machistas e danosos a si mesmos e à sociedade como um todo", afirma a professora Letícia Ribeiro.

De acordo com a professora Diene, a participação dos estudantes foi surpreendente, pois eles não tiveram vergonha de revelar atitudes machistas e até constrangedoras que sofreram e reconhecer aquelas que já praticaram ou praticam. "Devemos continuar debatendo as questões de gênero aqui no IFB, pois essa é uma forma de enfrentar a violência feita às mulheres", conclui a professora.

No final da oficina, os alunos foram desafiados a produzirem uma campanha de conscientização sobre a violência no namoro, em forma de vídeo. Eles terão até o dia 25 de novembro para entregarem o vídeo, data por ser o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. A melhor campanha será premiada no dia 5 de dezembro, data em que será realizada, pelo projeto de extensão, uma caminhada culminando em um sarau e ato público pelo fim da violência contra a mulher.