Página inicial > São Sebastião > Formatura da Turma de Mediação Social na Escola

Formatura da Turma de Mediação Social na Escola

Criado: Quarta, 09 de Dezembro de 2015, 19h29 | Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2015, 19h29 | Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2015, 19h29 | Acessos: 1437

No dia 9 de dezembro o Campus São Sebastião formou a 1ª Turma do curso de Mediação Social na Escola, composta por 15 professores e técnicos do campus e membros da comunidade externa. A formatura foi resultado de um projeto de extensão desenvolvido localmente.

O projeto de extensão “Estudar em paz no IFB” teve como objetivo levar a cultura da mediação para o Campus São Sebastião. Ele aconteceu por meio de um curso de formação de mediadores na escola, da divulgação dos valores da Cultura de Paz, dos direitos humanos e de cidadania e da criação de um núcleo local de mediação.

De acordo com Flávia Beleza, professora responsável pela formação do curso, “a mediação tem potencial para transformar não só as situações, mas também as pessoas e, por conseguinte, a própria sociedade”.

O aumento dos conflitos e da violência é reflexo da exclusão social e econômica, da pobreza política, da complexidade das relações sociais, da perda de liderança educativa e familiar, da dissolução dos laços afetivos, familiares e sociais, diante da reprodução de uma cultura da violência que enaltece o individualismo, a competição, o consumismo e a intolerância na sociedade contemporânea.

Para superar essa realidade é necessário inserir, desde cedo, as novas gerações numa Cultura de Paz, uma transformação que deve começar na escola, por meio da educação para o diálogo, diálogo problematizador da realidade que, por sua vez, educa para a convivência e para a democracia.

O curso foi uma parceria entre o Campus São Sebastião, o Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos (NEP/CEAM/UnB) e o Grupo de Apoio à Segurança Escolar do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT/ NC / GASE).