Página inicial > São Sebastião > Campus São Sebastião inicia curso de extensão aberto à comunidade em parceria com Casa Frida

Criado: Quarta, 09 de Março de 2016, 14h52 | Publicado: Quarta, 09 de Março de 2016, 14h52 | Última atualização em Quarta, 09 de Março de 2016, 15h06 | Acessos: 2145

Começou, na última semana, o curso "Sociedade, Trabalho e Capitalismo", primeira atividade do Projeto de Extensão "Educação Comum", que visa oferecer formação filosófica e política para a comunidade. As aulas estão sendo realizadas em parceria com a Casa Frida, em São Sebastião — espaço que é um ponto de encontro de culturas do DF. O curso é aberto a comunidade em duas turmas – todas as segundas-feiras, das 15h às 17h30, e quintas-feiras, das 19h às 21h30. Para se inscrever, basta comparecer aos primeiros encontros.

As aulas vão até 30 de junho de 2016 e possui certificação de 60h oferecido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). O curso é coordenado e ministrado pelo professor Ms. Rafael Sousa Siqueira, que propõe uma introdução as questões filosóficas, políticas e econômicas em torno do trabalho. Em sua aula inaugural, na última quinta-feira, dia 3 de março, foram exibidos os curtas "Ilha das Flores" e "Veja Bem" do diretor Jorge Furtado, e "O Humano da Coisa" de Tom Tykwer. Após a exibição dos curtas, os participantes fizeram uma reflexão introdutória sobre o significado do trabalho e a organização social do capitalismo.

Segundo o coordenador do projeto, professor Rafael Siqueira "São Sebastião é uma das periferias mais dinâmicas do DF no que concerne à movimentação cultural e política. A tradição do pensamento crítico construiu ao longo dos séculos uma compreensão ampla da exploração e da opressão na sociedade moderna. Esta tradição de pensadores e militantes, por sua vez, só encontra sua expressão mais adequada e contundente na medida em que encontra aqueles agentes sociais capazes de ressignificar tanto suas práticas com base naquela teoria quanto a teoria a partir de suas práticas."

Serviço

Endereço da Casa Frida: Rua 30, casa 121, Vila Nova (próximo a Escola do Bosque) - São Sebastião/DF

Telefone: (61) 8360 1676