Professora do IFB se torna primeira doutora da área de Secretariado no Centro-Oeste
A professora dos cursos de Secretariado do Campus de São Sebastião, Carla Simone Castro da Silva, acaba de se tornar a primeira doutora da área no Centro-Oeste e a primeira Secretária Executiva a deter os títulos de mestre e doutora em psicologia no Brasil. O título foi obtido pela PUC- GO.
A pesquisa da professora – intitulada “Efeitos de variáveis contextuais na avaliação de produtos de luxo e falsificações” – analisou, por meio de dois experimentos, as influências e o peso das variáveis do ambiente físico e do ambiente social no controle dos comportamentos evocados e modelados segundo determinados contextos e sua probabilidade de emissão de comportamentos futuros, além de comparar as respostas dos grupos compradores e não compradores de falsificações sob instruções de campanhas publicitárias, afim de perceber congruências ou discordâncias, que possam subsidiar estratégias mercadológicas que coíbam esta prática.
O mercado de falsificações movimenta, segundo a Interpol, mais de U$ 500 bilhões de dólares ao ano e é considerado o grande financiador do crime organizado internacional. No Brasil, o faturamento com produtos contrafeitos chega a R$ 23 bilhões ano. O luxo é considerado uma indulgência, ao invés de uma necessidade.
A tese foi apresentada ainda na fase do seu desenvolvimento, na reunião nacional de combate à pirataria, do Conselho Nacional de Justiça, a parlamentares e dirigentes no setor, recebendo grande apoio. Esse é o primeiro estudo feito o Brasil, utilizando o B.P.M (Behavioural Perspective Model) e segundo no mundo, para o tema.
Redes Sociais