Página inicial > São Sebastião > Alunos do curso de Monitor Infantil visitam CAPS de atendimento a crianças com transtornos mentais

Escrito por Déborah Queiroz da Silva | Criado: Terça, 17 de Mai de 2016, 15h51 | Publicado: Terça, 17 de Mai de 2016, 15h51 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 17h12 | Acessos: 1643

Estudantes do curso de Formação Inicial Continuada de Monitor Infantil do Campus São Sebastião, realizaram nesta segunda-feira, dia 16 de maio uma visita técnica no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS) da Asa Norte, que atende crianças com transtornos mentais severos.

A atividade coincidiu com a semana da Luta Antimanicomial, que é um movimento que se caracteriza pela defesa dos direitos das pessoas com sofrimento mental. A intenção está no combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com transtorno mental em nome de supostos tratamentos, com conceitos embasados apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.

O movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Na visita, a técnica do serviço e Doutoranda em Psicologia pela Universidade de Brasília, Valdelice França, ressaltou a importância de se promover espaços de divulgação dos CAPS, sobre ofertas de atendimentos no Sistema Único de Saúde com lógica de intervenção no território e articulada em rede para promover a autonomia das crianças em sofrimento psíquico.

A doutora Valdelice também explicou que uma das propostas do serviço é divulgar a rede de saúde mental no Distrito Federal e, portanto, o CAPS está disposto a abrir parceria com o Instituto Federal de Brasília para estabelecermos essas visitas periodicamente nos nossos planos de cursos. A atividade foi coordenada pelos professores Jonas Carvalho e Silva e Juana de Carvalho Ramos Silva.