Página inicial > São Sebastião > Campus São Sebastião promove palestra sobre plantas medicinais e fitoterápicas

Campus São Sebastião promove palestra sobre plantas medicinais e fitoterápicas

Criado: Quinta, 07 de Julho de 2016, 17h12 | Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2016, 17h12 | Última atualização em Quinta, 07 de Julho de 2016, 17h15 | Acessos: 1107

Foi realizada hoje, 7 de julho, no Campus São Sebastião a primeira atividade do projeto “Qualidade de vida em São Sebastião: proposição de ações a partir de estudos etnobotânico e etnofarmacêutico de espécies, articuladas com a promoção da saúde, conservação do Cerrado, a intervenção no espaço urbano e a valorização de saberes populares e tradicionais”. A atividade, aprovada no âmbito do Projetos de Integração Pesquisa e Ação (PIPA), foi coordenada do professor Robson Caldas de Oliveira e a equipe do grupo de pesquisa Educação em Ciências do Instituto Federal de Brasília.

Sob mediação do professor Maxem Luiz de Araújo, foi realizada palestra sobre Plantas Medicinais e Fitoterápicas para alunos das turmas de Ensino Médio Integrado e Técnico em Meio Ambiente (EaD), ministrada por Ailton Guilherme de Lucena, o “Baby”, representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER-DF) na área de Agricultura Urbana.

A palestra teve como objetivo apresentar aos alunos a diversidade de usos e aplicações de espécies vegetais, notadamente as do Cerrado, para fins medicinais. A atividade serviu para introdução dos alunos na temática, a qual será desenvolvida durante o próximo semestre em atividades de ensino, pesquisa e extensão no escopo da proposta aprovada pelo PIPA.

Dando continuidade à palestra, será implantado no campus, em parceria com EMATER-DF, a Horta Comunitária Orgânica Girassol e a Administração Regional de São Sebastião, um horto de plantas medicinais no início do próximo semestre. Esse horto servirá para o desenvolvimento de atividades didáticas, cursos e oficinas de extensão e, com o apoio do Laboratório de Qualidade e Propriedades Físicas e Químicas de Produtos Vegetais do Campus Gama, a prospecção de extratos vegetais com potencial farmacológico.

O professor Maxem Araújo destaca que a formação de parcerias com a comunidade e instituições que promovam a agricultura urbana é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento dos arranjos produtivos locais. Para este projeto, o professor frisa que serão promovidos cursos e oficinas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (SENAR-DF), nos quais alunos e servidores serão capacitados para multiplicar os conhecimentos adquiridos nos cursos do campus e na comunidade de São Sebastião.