Página inicial > São Sebastião > Professor do IFB realiza visita a parceiros do IFSP para discutir projeto na represa Billings e concede entrevista à Rádio Web Instituto Federal

Criado: Quinta, 14 de Julho de 2016, 16h52 | Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2016, 16h52 | Última atualização em Quinta, 14 de Julho de 2016, 17h02 | Acessos: 1646

Nesta quarta-feira, 14 de julho, o professor Robson Caldas de Oliveira do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB) visitou o Campus Suzano do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O objetivo foi se reunir com colaboradores do grupo de pesquisa do professor Paulo Renato de Souza, com quem mantém parceria desde o fim de 2015 em proposta de monitoramento ambiental e biorremediação de pesqueiros às margens da represa Billings, na região do Riacho Grande em São Bernardo do Campo. Participam também representantes dos Institutos Federais de Goiás (IFG) e Goiano (IF Goiano), campi Luziânia e Urutaí, respectivamente, como parceiros na proposta.

Além do professor Paulo Renato, a reunião foi realizada com o professor Rodrigo de Oliveira Marcon e o Dr. Fernando Castro Mota de Oliveira, pesquisador da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus Rio Claro. Após conhecer a estrutura do Campus Suzano, o grupo discutiu sobre as atividades previstas para o projeto “Monitoramento ambiental, biorremediação e sustentabilidade em pesqueiro situado na região de represa Billings”, aprovado no Edital 226/2016 – Chamada para Apoio à Pesquisa do IFSP.

No final da manhã, o professor Robson Caldas e o Dr. Fernando Castro concederam entrevista à Rádio Web Instituto Federal sobre o tema “Pesquisa e Extensão no Ensino Profissional e Tecnológico”. Mediada pelo professor Paulo Renato, a entrevista abordou aspectos importantes ao adequado atendimento dos setores produtivos, sociais e culturais a partir da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O professor Robson Caldas, que também é assessor técnico do Núcleo Estruturante da Política de Inovação da SETEC/MEC, falou também de ações importantes daquele Ministério no desenvolvimento da Rede Federal, enquanto o Dr. Fernando Castro ressaltou pontos importantes sobre a pesquisa aplicada.

A entrevista contou com a colaboração técnica do aluno Igor Oliveira e do professor Fábio Machado da Silva, idealizador da Rádio Web Instituto Federal. À tarde, os pesquisadores continuaram as atividades em visita ao pesqueiro na represa Billings no qual estão realizando as atividades do projeto, a fim de avaliarem os próximos passos para o monitoramento dos efluentes dos tanques dos peixes e a prospecção de espécies vegetais a serem aplicadas para fins de biorremediação.

Para conferir a entrevista, clique aqui