Página inicial > São Sebastião > Grupo de Pesquisa do Campus São Sebastião tem projeto aprovado em Chamada do CNPq

Criado: Segunda, 25 de Julho de 2016, 09h49 | Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2016, 09h49 | Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2016, 10h07 | Acessos: 2340

O grupo de pesquisa Educação em Ciências do Campus São Sebastião teve o projeto “Implantação do Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA) de São Sebastião-DF: proposição para o desenvolvimento de práticas agroecológicas no espaço urbano e de promoção da saúde" aprovado na Chamada MCTI/MAPA/CNPq nº 02/2016 – Implementação e/ou Manutenção de Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica em Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica E Tecnológica. O projeto, coordenado pela professora Laura Misk de Faria Brant, foi um dos 44 contemplados na referida Chamada, com recurso previsto de cerca de R$ 100 mil a ser destinado para a implantação do NEA São Sebastião em 2 anos.

A proposta pretende desenvolver com os alunos e a comunidade local iniciativas pedagógicas inovadoras, de divulgação científica, de promoção da saúde, de intervenção do espaço público pela agricultura urbana e de multiplicação dos conhecimentos em agroecologia, disseminando práticas e valores atrelados ao bem comum e à cidadania, promovendo um etos em prol da sustentabilidade. De forma articulada a essas iniciativas, serão promovidas proposições de pesquisa aplicada para a geração de produtos pedagógicos e tecnológicos que respondam às demandas sociais, culturais e econômicas da comunidade de São Sebastião.

O Projeto foi concebido pelo grupo liderado pelo professor Robson Caldas de Oliveira a partir de sua aproximação com a comunidade local e de instituições parceiras. A proposta contará com a participação de professores e técnicos de São Sebastião, bem como de parceiros como a Horta Comunitária Orgânica Girassol, do Campus Gama do IFB e do Campus Luziânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). Também apoiarão a proposta a Administração Regional de São Sebastião, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Administração Regional do Distrito Federal (SENAR AR/DF).

Confira aqui o resultado da chamada.

Foto: O Núcleo de Estudos Agroecológicos de São Sebastião contará com parceria da Horta Comunitária Orgânica Girassol, localizada no bairro do Morro Azul, a maior do tipo no DF.