Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > São Sebastião > Campus São Sebastião promove atividade de estruturação Agroflorestal
Início do conteúdo da página

Campus São Sebastião promove atividade de estruturação Agroflorestal

Criado: Segunda, 22 de Agosto de 2016, 15h27 | Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2016, 15h27 | Última atualização em Terça, 23 de Agosto de 2016, 15h37 | Acessos: 2068


Alunos do 2º ano do Ensino Médio e do curso de Letras/Português do Campus de São Sebastião participaram de uma atividade de manejo Agroflorestal, nos dias 2 e 12 de agosto, realizada em uma parceria com a Horta Orgânica Girassol, localizada no Morro Azul, também em São Sebastião.

O projeto integra o conjunto de ações do novo Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA), e continuará acontecendo ao menos pelos próximos dois anos. A atividade contou com a mediação teórica e prática do colaborador Igor Caribé, que além de ser co-agricultor na Horta pela Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), é professor e mestrando de Filosofia pela Universidade de Brasília, e membro do coletivo Alcateia (Amigos Ligados pelo Cuidado Ambiental da Terra em Integração Agroecológica).

Manejo Agroflorestal 

O primeiro encontro começou com uma apresentação teórica resumida, para integrar os estudantes ao que seria realizado na prática. Foi apresentado o conceito de permacultura, entendido como o conjunto de ações e ideias sustentáveis, capazes de prover uma “cultura permanente”. A partir daí desenvolveu-se o significado geral de agrofloresta.

Já na parte prática, os alunos tiveram a oportunidade de aprender como se estrutura uma agrofloresta. Com a orientação de colaboradores, foram plantadas espécies como mandioca, feijão-guandu, feijão-de-metro e ervilha. Além do plantio, a própria biomassa do local, sobretudo bananas e jaqueira, foi manejada para que pudesse ser incorporada pelo solo da região. Para isso, folhas foram separadas de seus galhos, que foram limpos para ficarem o mais reto possível, facilitando sua adaptação ao relevo.

O segundo encontro, que contou com a participação do professor de química Fernando Castro, vinculado à Universidade Estadual Paulista (UNESP), e com a colaboradora Isabel Galega da Silva, moradora do Bairro São José, foram analisadas quais as espécies de árvores haviam disponíveis no viveiro da Horta. As atividades foram concluídas com a forragem dos canteiros, com troncos, folhas de bananeiras e outras folhagens e, folhas secas como cobertura. 

Fim do conteúdo da página