Página inicial > São Sebastião > Promoção a Saúde, conservação de espécies do Cerrado e valorização de saberes locais são destaques no Campus São Sebastião

Criado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 10h33 | Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 10h33 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2016, 08h45 | Acessos: 1459

O Campus São Sebastião do Instituto Federal Brasília tem desenvolvido um trabalho com a comunidade de promoção a saúde, de conservação de espécies e de valorização dos saberes locais. Preocupados com a qualidade de vida dos moradores da região, pesquisadores do IFB têm promovido estudos etnobotânicos e etnofarmacêuticos, por meio de ações de conservação das espécies do Cerrado para o uso em novas terapias e produtos farmacêuticos.

O projeto vem atender uma demanda da população por formação profissional e desenvolvimento local. A promoção de Saúde envolve o levantamento dos possíveis contaminantes em nascentes de São Sebastião para prevenção do Aedes Aegiypti e, de prospecção de espécies com potencial para aplicação em produtos farmacêuticos. Por meio de ações agroecológicas, o trabalho tem fortalecido a importância das espécies do Cerrado, impedido a degradação na região e valorizado conhecimentos populares sobre plantas medicinais.

Essa iniciativa tem trabalhado de forma articulada com a comunidade por meio de pesquisas em campo, entrevistas, coletas de extratos e biomateriais, pré-testes, levantamentos de espécies e identificação de locais críticos de transbordo de resíduos em São Sebastião. A ideia é ampliar a atuação e levar ações inovadoras as escolas e a comunidade local.

Exemplo disso, é que neste mês foi realizado pelos estudantes do ensino médio do Campus uma vivência na área de educação ambiental na Horta Comunitária Orgânica Girassol e, em nascentes do bairro Morro Azul. As turmas puderam conhecer princípios de manejo sustentável e produção agroecológica; realizar caminhada a três nascentes em situação de vulnerabilidade ambiental; e discutir acerca do impacto humano no ambiente, especialmente direcionando o olhar para o acúmulo de resíduos nos arredores das nascentes. Ao final foi realizado mutirão de  limpeza pelos alunos.

A atividade enquadrou-se, além do espectro didático-acadêmico do currículo semestral, no projeto “Qualidade de vida em São Sebastião: proposição de ações a partir de estudos etnobotânico e etnofarmacêutico de espécies, articuladas com promoção da saúde, conservação do Cerrado, intervenção no espaço urbano e valorização de saberes populares e tradicionais”, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa “Educação em Ciências” no âmbito do Edital PIPA – Projetos de Integração Pesquisa e Ação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília".