Página inicial > São Sebastião > Grupo de Pesquisa realiza trabalho de sensibilização com comunidade

Grupo de Pesquisa realiza trabalho de sensibilização com comunidade

Criado: Terça, 27 de Setembro de 2016, 07h59 | Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2016, 07h59 | Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2016, 08h04 | Acessos: 1154

O Grupo de Pesquisa “Educação em Ciências”, do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB), realizou, no último dia 17, uma intervenção na Rua 6 do Bairro Vila Boa da Região Administrativa, onde existe um córrego com águas e margens poluídas decorrentes da ação humana da região. A ação faz parte do Edital PIPA – Projetos de Integração Pesquisa e Ação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília" coordenado por professores da unidade.

Segundo o aluno Ernandes Lima o intuito da atividade foi apresentar a área às crianças da comunidade, explicando a importância do córrego para os pequenos, fortalecendo a preservação da natureza para a diversão das crianças e para manter esse local para as futuras gerações.

Foram realizadas atividades lúdicas com as crianças. A atividade contou com o apoio de estudantes do Ensino Médio Integrado em Secretariado e Administração.

Com a intervenção foi passada a mensagem que é preciso preservar para ter o espaço para o lazer e encontros da comunidade. Às crianças puderam atravessar o córrego com o auxílio de um balanço preso na árvore e coletar alguns resíduos presentes na área.

Ao fim da atividade foi feito um lanche e a escuta dos depoimentos das crianças sobre a atividade feita no dia. O professor de Biologia, José Geraldo, passou para os alunos a ideia de ‘’adotar’’ a área do córrego e da vegetação para mais intervenções futuras.

Participam do grupo Sílvia Diirr, Jéssica Galindo, Ernandes Lima, Josimar Viana, Alessandra, José Geraldo, Robson Caldas, Isabel Galega e Hosana Nascimento.

Mais atividades

No dia seguinte, foi realizado, no Parque Ecológico do Bosque, o “Rock Ecologia”, que tinha como objetivo preservar o parque e promover melhorias na infraestrutura, com a presença de algumas bandas de Rock da Capital Federal.

Alguns alunos do Campus São Sebastião, que são membros do grupo de pesquisa “Educação em Ciências” – tanto do ensino médio, quanto da graduação – participaram apoiando a oficina de plantio de mudas, coordenada pela Hosana Nascimento, que faz parte da Horta Comunitária Girassol na quadra 5 do Bairro Morro Azul e pelo Ígo Caribé, que faz farte do coletivo Alcatéa, ambos parceiros do grupo de pesquisa para operacionalização das atividades referentes ao Edital PIPA – Projetos de Integração Pesquisa e Ação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília", coordenado por professores do campus.

“Nessa oficina pudemos ensinar aos inscritos dicas básicas para o manejo e cultivo para a construção de uma pequena horta em casa. Os participantes puderam aprender na prática a plantar alface e outras hortaliças em vasos”, comenta o estudante Ernandes Lima.

Participaram do grupo Sílvia Diirr, Jéssica Galindo, Ernandes Lima, Iranilde Tavares, Isabel Galega, Hosana Nascimento e Igo Caribé.