Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > São Sebastião > Campus São Sebastião recebe atividades de planejamento das ações da EMATER com produtores e associações rurais 
Início do conteúdo da página

Campus São Sebastião recebe atividades de planejamento das ações da EMATER com produtores e associações rurais 

Criado: Segunda, 03 de Outubro de 2016, 10h20 | Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2016, 10h20 | Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2016, 10h25 | Acessos: 934

O auditório do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB) foi palco, no último dia 27 de setembro, para uma reunião de planejamento das ações para a atuação da representação em São Sebastião da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER/DF) junto aos produtores e associações agrícolas da região.

O Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) de São Sebastião, em conjunto com a gestão do campus, apoiou a atividade e esteve representado pela coordenadora do Núcleo, Laura Brant, e os professores Vera Carvalho e Robson Caldas.

Além dos produtores locais, estavam presentes 12 representantes e conselheiros de associações. O foco da discussão foi a necessidade de se ter uma articulação entre os produtores para conseguirem o desenvolvimento da agricultura da região, a qual tem grande potencial, devido às boas condições climáticas da região e da localização, à proximidade do Plano Piloto e de outras regiões com consumidores em potencial.

Na oportunidade, a EMATER realizou dinâmica e traçou as potencialidades, as demandas produtivas e sociais dos produtores e os gargalos a serem superados para o desenvolvimento da produção local. O professor Robson Caldas, coordenador do Grupo de Pesquisa Educação em Ciências, apresentou o NEA e colocou o campus à disposição dos produtores e da parceira EMATER para a realização de iniciativas de formação profissional, assessoramento aos empreendimentos e realização de encontros entre os produtores.

Rubstain Andrade, técnica da EMATER que conduziu a atividade, questionou o grupo sobre o que pode ser feito pela agricultura local com objetivo de definir coletivamente uma proposta de atuação para se construir uma história diferente para São Sebastião, que atualmente sofre com a desarticulação dos produtores, da imagem negativa da cidade em termos de degradação ambiental provocadas pela ocupação desordenada e poluição de nascentes e rios.

Fim do conteúdo da página