Página inicial > São Sebastião > Alunos de São Sebastião aprendem sobre o Cerrado na Estação Ecológica do IBGE

Alunos de São Sebastião aprendem sobre o Cerrado na Estação Ecológica do IBGE

Criado: Sábado, 15 de Outubro de 2016, 11h58 | Publicado: Sábado, 15 de Outubro de 2016, 11h58 | Última atualização em Sexta, 21 de Outubro de 2016, 15h12 | Acessos: 1236

Em 15 de outubro, foram realizadas atividades de campo por alunos de 1º ano do Ensino Médio Integrado em Administração do Campus São Sebastião do IFB à Reserva Ecológica do IBGE, a RECOR, que foi orientada pelo docente de Biologia José Geraldo Felipe da Silva.

Ao chegar ao local, o professor explicou o que deveriam observar e fotografar para a produção de relato, além de ressaltar o privilégio de estarem em uma área de Cerrado “original”, lócus de diversas pesquisas sobre o bioma. A RECOR pertence a um Núcleo de Reserva de Biosfera do Cerrado, criado pela UNESCO em 1993.

Foi proposta atividade pedagógica onde foram escolhidos alguns alunos que previamente haviam sido apresentados cada qual a uma espécie nativa pelo professor. Os demais alunos foram divididos três grupos, de modo que o cada aluno escolhido explicasse ao grupo sobre as características de espécies como sucupira, vassoura de bruxa, gomeira, pequizeiro, entre outras.

Em seguida, os grupos, cada um por vez, foram levados para conhecer o Projeto Fogo que visa obter subsídios científicos para avaliar técnicas de manejo que possam ser apropriadas para a vegetação do Cerrado e determinar os efeitos de diferentes regimes de queima sobre a estrutura e dinâmica da vegetação e fauna. De fato, observa-se que mesmo árvores com casca queimada mantém suas folhas verdes e as árvores vivas.

Para finalizar a atividade, todos os estudantes adentraram região de mata de galeria onde foram vistas araucárias e uma nascente que abastece parte do Lago Sul. O que mais impressionou, segundo professor José Geraldo, foi que em visitas realizadas em anos anteriores não havia água no solo e a nascente estava com seu volume de água bem reduzido.

A atividade também foi acompanhada pela aluna Maria Luisa Moreira da Silva do Campus Gama do IFB, cujo projeto de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação, recentemente aprovado, objetiva prospectar extratos vegetais e óleos, a partir de estudos etnobotânicos e etnofarmacêuticos de plantas medicinais em São Sebastião-DF, e apoiado pelo docente por meio do Edital PIPA – Projetos de Integração Pesquisa e Ação.

Durante a visita, foi proporcionado aos alunos aprender características de algumas espécies, correlacionando o observado em campo com o que é trabalhado em sala de aula. Além disso, serviu para que pudessem valorizar a região em que residem, bem como aprofundar a temática doCerrado, componente do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da UnB, no qual boa parte dos alunos participará para prosseguimento dos estudos.