Página inicial > São Sebastião > Alunos de São Sebastião têm semana com atividades de Educação Ambiental e valorização do espaço urbano

Criado: Quinta, 03 de Novembro de 2016, 10h07 | Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2016, 10h07 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2016, 10h25 | Acessos: 1392

Na última sexta-feira, dia 28/10, alunos de São Sebastião realizaram atividade prática, em conjunto com o Coletivo Alcateia, em mais um manejo agroflorestal na Horta Comunitária Orgânica Girassol, o terceiro deste semestre (mais informações em http://www.ifb.edu.br/saosebastiao/12056-campus-sao-sebastiao-promove-atividade-de-estruturacao-agroflorestal), focada nas bananeiras presentes na Horta, a maior em zona urbana no DF.

Iniciou-se o trabalho com uma roda de conversa, onde o professor Igor Caribé explicou a importância de um manejo dentro de um bananal, atentando para as gerações quando for manejar, deixando apenas as bananeiras mãe, filha e neta para que a produção seja eficiente.

Em seguida, após exercícios de alongamento, os presentes se concentraram na retirada de biomassa e bananeiras excedentes para aumentar a produção, cuja destinação será para compostagem. Para preparação do composto, a biomassa seca foi separada da úmida para ser triturada. As bananeiras em excesso foram estão cortadas e agregadas à biomassa úmida para secagem.

Ao final da atividade, foi explicado aos alunos conhecimento tradicional muito importante para o combate do moleque ou broca da bananeira, inseto que ataca a planta, causando doença e podendo até mesmo causar sua morte. Houve a demonstração de como alguns cortes na planta servem de armadilha para a captura do inseto.

Os alunos também tiveram duas atividades para a promoção da Educação Ambiental e de valorização da cidade. No dia 25/10, aconteceu palestra sobre o trabalho da Ecolimpo - Cooperativa de Coleta Seletiva Solidária e, no dia 28/10, todos participaram da execução de manejo agroflorestal na Horta Comunitária Orgânica Girassol.

Executada no âmbito do PIPA (Edital nº 019/RIFB-2016 – Projetos de Integração Pesquisa e Ação), durante a palestra com o diretor da Ecolimpo, João Hildebrando Santana, foram antecipadas informações sobre a atividade de limpeza que será promovida nos próximos dias pelos alunos. A proposta vai permitir a implantação de horta no Campus e as futuras ações do Núcleo de Estudos Agroecológicos de São Sebastião – NEA (Chamada MCTI/MAPA/CNPq nº 02/2016).