Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > São Sebastião > NEA do Campus São Sebastião realiza reflorestamento de nascentes
Início do conteúdo da página

NEA do Campus São Sebastião realiza reflorestamento de nascentes

Criado: Segunda, 28 de Novembro de 2016, 11h30 | Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2016, 11h30 | Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2016, 11h37 | Acessos: 2726

Foi a partir das demandas dos moradores do Morro Azul para a conservação das nascentes do bairro ameaçadas pela grilagem de terras, que no início deste ano o grupo de pesquisa Educação em Ciências reuniu-se para avaliar como poderia apoiar o pleito da comunidade.

Como fruto dessa caminhada, o grupo conseguiu aprovar dois importantes projetos: PIPA (Projetos de Integração Pesquisa e Ação, Edital nº 019/RIFB de 2016) e NEA (Núcleo de Estudos Agroecológicos de São Sebastião, Chamada MCTI/MAPA/CNPq nº 02/2016).

A fim de responder à comunidade do Morro Azul, e apoiados pelos projetos acima citados, o NEA do Campus São Sebastião do IFB, em parceria com a Horta Comunitária Orgânica Girassol e a Administração Regional de São Sebastião, realizou no último sábado (25/11), um grande mutirão para o plantio nas nascentes de cerca de 200 mudas de espécies como angico, imbaúba, aroeira, ipê branco, açaí, ingá e copaíba.

Para que a atividade tivesse sucesso, durante a semana a Administração Regional providenciou o maquinário, o pessoal e os insumos para a preparação dos berços que receberiam as mudas, sob supervisão do NEA e da Horta Girassol. No final de semana, além dos parceiros, alunos do campus e moradores da comunidade somaram esforços para realizar o plantio das mudas.

O evento contou com a participação do Administrador Regional Rodrigo Pradero  que destacou a importância do evento para a valorização do espaço urbano, a conservação do Cerrado e o estreitamento de laços com o IFB-São Sebastião.

Dada à bela visão que se tem da cidade no local onde foi realizado o evento e a fim de fazer com que a comunidade se aproprie do local e de minimizar a especulação fundiária, o Administrador estuda a construção de um mirante para a contemplação de São Sebastião e para a promoção de atividades educacionais junto ao NEA.

Fim do conteúdo da página