Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > São Sebastião > Campus São Sebastião participa de atividades no Residencial Vitória pelo Programa Cidade Limpa
Início do conteúdo da página

Campus São Sebastião participa de atividades no Residencial Vitória pelo Programa Cidade Limpa

Criado: Quarta, 01 de Março de 2017, 17h15 | Publicado: Quarta, 01 de Março de 2017, 17h15 | Última atualização em Quarta, 01 de Março de 2017, 17h24 | Acessos: 1011

Entre os dias 20 e 24 de fevereiro, foram realizadas atividades de limpeza e revitalização no Residencial Vitória em São Sebastião, promovidas pela Assistência Técnica da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), bairro de São Sebastião, cuja atuação da Assistência Técnica visa compor o planejamento urbanístico e apoiar a regularização da área.

Com o objetivo de valorizar o bairro, as atividades abrangeram desde a retirada de resíduos até o plantio de mudas, implantação de espaços de lazer, pintura da praça e manejo em sistema agroflorestal. As atividades foram apoiadas pelo programa Cidade Limpa e é uma ação coordenada por um grupo gestor formado pela Coordenadoria das Cidades, Detran-DF, Serviço de Limpeza Urbana, Novacap, Caesb, CEB, Agência de Fiscalização, Polícia Militar e Instituto Brasília Ambiental.

A comunidade do Residencial Vitória, o Núcleo de Estudos Agroecológicos de São Sebastião (NEA), a Horta Comunitária Orgânica Girassol, o Coletivo Alcateia, a Administração Regional de São Sebastião e demais parceiros implantaram e vem mantendo um sistema agroflorestal na praça, localizada na entrada do bairro.

A praça frequentemente tinha problemas com o descarte inadequado de resíduos sólido, bem como foi alvo de invasões. Ela foi ocupada irregularmente em duas tentativas no segundo semestre do ano passado. Agora, devido à atuação da comunidade e dos parceiros, as situações foram revertidas. Como ponto interessante, as invasões não ocuparam a região do sistema agroflorestal, posto que impediu o avanço das edificações.

Nas atividades da semana, na segunda-feira, 20 de fevereiro, foi promovido pelo NEA o plantio de mudas de ipês roxo e amarelo e angico, a partir de doação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF). enquanto que na sexta, dia 24, foi apoiada atividade de oficina de manejo agroflorestal realizada pelo Coletivo Alcateia.

Ainda na sexta, 24, houve uma cerimônia com autoridades do Governo do Distrito Federal (GDF), da Câmara Legislativa e de São Sebastião. O IFB foi representado pelo diretor-geral do Campus São Sebastião, Fernando Barbosa, que participou do descerramento de placa de sinalização que identifica, pela primeira vez, o Residencial Vitória no espaço urbano de São Sebastião.

Fim do conteúdo da página