Página inicial > São Sebastião > No mês de março o IFB São Sebastião realiza várias atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher

Criado: Segunda, 13 de Março de 2017, 11h20 | Publicado: Segunda, 13 de Março de 2017, 11h20 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2017, 11h27 | Acessos: 1336

No último dia oito, o campus de São Sebastião realizou em cada turno, uma hora de atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher. Essa foi a maneira que professores/as, servidores/as e estudantes encontraram de aderir à Greve Internacional de Mulheres, que ocorreu simultaneamente em mais de 40 países.

Para marcar esse dia e a adesão à paralisação, muitas pessoas se vestiram de lilás (cor que simboliza o Movimento Feminista), o campus foi decorado com faixas, cartazes e murais ; uma instalação com reportagens de mulheres vítimas de feminicídio foi feita por estudantes e velas foram acessas em memória a todas as mulheres que morreram na luta por direitos ou vítimas do machismo.

Durante as atividades, houve um resgate histórico sobre esta data, recitação de poesias e apresentação musical; as estudantes dos diferentes cursos tiveram oportunidade de se expressarem sobre a temática e dizer "Basta de violência contra as mulheres!". "Foi uma atividade muito emocionante, pois nos fez perceber com mais clareza que a violência contra a mulher, na sua forma mais cruel, que é o feminicídio, precisa ser enfrentado e combatido todos os dias", afirmou a estudante do curso de Letras, Cintya Cardoso.

As mulheres, estudantes do curso de Formação em Doulas, fizeram um belo trabalho sobre a Violência Obstétrica, juntamente com a professora Nilzélia Oliveira, a qual reforçou sobre a importância de dar visibilidade a esse tipo de violência, que ainda é pouco discutida. A programação continua durante as próximas semanas e contará com diversas atividades interdisciplinares dentro e fora da sala de aula, tais como o resgate e valorização da atuação da mulher em áreas como a ciência, a matemática, a literatura, a política e a música. Serão realizados intervalos culturais; exibições de filmes e documentários (Cine Mulheres que inspiram e Cine debate feminista); exposições e oficinas.

O encerramento da programação será dia 29 de março e contará com várias atividades nos três turnos, rodas de conversas, oficinas, palestras e atividades culturais, as quais envolverão toda a comunidade IFB, Movimento de Mulheres de São Sebastião e Comunidade externa.