Página inicial > São Sebastião > Campus São Sebastião desenvolve atividades com Mulheres do Acampamento Tiradentes

Criado: Terça, 21 de Março de 2017, 09h05 | Publicado: Terça, 21 de Março de 2017, 09h05 | Última atualização em Terça, 21 de Março de 2017, 10h14 | Acessos: 1687

No último domingo, 21 de março, o Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB) realizou o I Encontro de Mulheres do Acampamento Tiradentes, localizado no Núcleo Rural Capão Cumprido, a quatro quilômetros de São Sebastião.

A atividade contou com apresentações culturais, roda de conversa sobre a história de vida das mulheres participantes e oficina de customização de bolsas, além de atividades recreativas com as crianças.

O Encontro é uma das ações do Programa Gênero e Educação Popular, coordenado pela professora Letícia Ribeiro, e faz parte da programação referente ao Dia Internacional da Mulher.

As moradoras do Acampamento se mostraram animadas com o evento e participaram com muito entusiasmo das atividades. A senhora Josefa, líder comunitária, afirmou que para uma comunidade que está à margem, que dificilmente tem acesso à informação e cultura, esses encontros se apresentam como uma grande oportunidade.

De acordo com a professora Letícia, o trabalho iniciado neste domingo é um desdobramento do Projeto "Ações de Enfrentamento à violência contra a Mulher", desenvolvido em 2015/2016, no Assentamento 1º de Julho e no Bairro Vila do Boa por meio do PROEXT. Nesse segundo momento, além do Tiradentes, os encontros acontecerão também no Morro da Cruz.

Ainda segundo a professora, o trabalho só é possível graças a colaboração de estudantes do IFB, que não medem esforços para que os encontros sejam momentos especiais, de informação, escuta, partilha, descontração e de aprendizagem.

As estudantes do curso de Letras Silvia Diir e Ítala Sousa fizeram a alegria das crianças com brincadeiras e atividades pedagógicas e André   e  Stephane, também estudantes da graduação em Letras,  abrilhantaram a tarde com muita música.

A atividade ainda contou com a participação da líder comunitária de Hosana Alves da Horta Comunitária Girassol e de Norma Negrete servidora do Campus Luziânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), quem fez o resgate histórico do dia 08 de março e falou sobre a luta das mulheres por Direitos.

Os Encontros de Mulheres no Acampamento Tiradentes ocorrerão no penúltimo sábado de cada mês e espera-se que seja um espaço para compartilhamento de saberes, aquisição de conhecimentos e possibilidade de empoderamento das mulheres.