Página inicial > São Sebastião > Jornada sobre Gênero dá voz às mulheres em São Sebastião

Jornada sobre Gênero dá voz às mulheres em São Sebastião

Criado: Sexta, 31 de Março de 2017, 11h08 | Publicado: Sexta, 31 de Março de 2017, 11h08 | Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2017, 11h18 | Acessos: 1540

Oficinas, rodas de conversas, debates, saraus, exposição fotográfica e apresentações de pôsteres, movimentaram o campus do IFB de São Sebastião, no último dia 29, trata-se da Jornada "Vozes femininas em São Sebastião". O evento foi o encerramento da programação  referente ao Dia Internacional da Mulher, que durante o mês de março reuniu diversas atividades que articularam ensino, pesquisa e extensão.

No período da manhã,  houve uma roda de conversa sobre Gênero e Educação  e uma oficina de Criatividade Literária com textos das escritoras Cristiane Sobral e Marina Mara, desenvolvidas pelas professoras Jeniffer Medeiros e Letícia Ribeiro, envolvendo especialmente estudantes da Licenciatura em Pedagogia.

As turmas do Ensino Médio e da Graduação em Letras foram as responsáveis pelos dois eventos do período vespertino, os quais, além de ricos momentos culturais, também promoveram o debate e a reflexão sobre a situação da mulher na sociedade atual.

Estudantes do Ensino Médio, puderam ouvir sobre o protagonismo das mulheres jovens no Movimento Estudantil e sua atuação no mundo dos quadrinhos, para isto, contou-se com a presença de Mayra de Souza, estudante de psicologia, ativista e quadrinista. Ao final, houve uma oficina de Zine ministrada por Hellen Cristhyan, da Casa Frida.

O evento organizado pelas graduandos/as em Letras teve um mesa redonda formada pela assistente social Ana Célia Souza, quem abordou as  relações desiguais de gênero e  a evasão escolar; Eline Jonas, da União Brasileira de Mulheres, quem discutiu sobre as Políticas Públicas para as Mulheres no contexto atual e pela escritora Cristiane Sobral, quem falou sobre  as Mulheres Negras na Literatura. A atividade terminou com uma performance poética e sessão de autógrafos com a autora.

A turma do terceiro módulo do Curso Técnico em Secretariado, responsável pela organização do evento no período noturno sob a orientação das professoras Rosimeire Albuquerque e Ana Paula Bezerra, fiz com que a Jornada se encerrasse em grande estilo. A mesa "Vozes Femininas de São Sebastião" deu voz a quatro mulheres que fazem a diferença por sua atuação na cena dos Movimentos  Feminista e Cultural da cidade.

Margot Ribeiro, técnica em Secretariado, estudante de Letras do IFB e ativista cultural, emocionou ao público com sua inspiradora história de luta e resistência enquanto mulher periférica. A estudante destacou a contribuição do IFB para o seu empoderamento: "Eu deixei de ficar apenas nos bastidores, hoje eu me apresento na linha de frente, inclusive aqui nesta mesa", afirmou Margot.

Ainda foram ouvidas Hellen Cristhyan, fundadora e coordenadora da Casa Frida, que trouxe para o debate as histórias de lutas  das mulheres por Direitos, Luana Eusébia e Cris de Souza do Coletivo Donas da Rima, as quais falaram sobre as suas trajetórias no mundo do RAP e interpretaram algumas de suas canções. A noite foi encerrada com um belíssimo show de Martinha do Coco, "a artista popular de maior expressão  do  Paranoá,  que  com seu trabalho autoral resgata a cultura musical  do  nordeste com o  coco, o maracatu e a ciranda".

Para as professoras Letícia Ribeiro e Diene Ellen, responsáveis pela programação, o evento buscou integrar a comunidade acadêmica com a comunidade externa; trazer para o debate a importância de trabalhar gênero na escola e refletir sobre os desafios da mulher na sociedade atual, além de fomentar o protagonismo dos estudantes.

"A jornada Vozes Femininas em São Sebastião foi um momento formativo e enriquecedor, durante o qual desfrutamos de brilhantes apresentações culturais promovidas pela própria comunidade escolar e discutimos a atuação feminina em diferentes espaços, além de darmos vozes às mulheres da cidade de São Sebastião, que tiveram durante muito tempo e ainda hoje têm, em diferentes espaços, suas vozes silenciadas", afirmou a professora Letícia Ribeiro.