Campus São Sebastião marca presença na Agrobrasília 2017
O Campus São Sebastião esteve presente na Agrobrasília 2017, com exposição de banners de projetos de ensino, pesquisa e extensão realizados pelo Grupo de Pesquisa Educação em Ciências, liderado pelo Prof. Dr. Robson Caldas. Durante o evento, realizado entre os dias 16 e 20 de maio, foram divulgadas várias atividades são realizadas por meio de diferentes frentes de trabalho, sendo o Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA) o principal indutor dessas ações dentro do Grupo.
Entre as atividades estão: apoio à implantação do Sistema Agroflorestal (SAF) do Acampamento Tiradentes, apoio à Horta Comunitária Girassol, projeto Horta Orgânica de Inclusão Social e Cidadania em parceria com a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB); Curso de Extensão em Agricultura Orgânica com a Emater do Distrito Federal; 1ª Jornada Agroecológica de São Sebastião; apoio na Primeira Pré-Conferência Distrital de Meio Ambiente realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) do DF; projeto de apoio à Horta Orgânica na Unidade de Internação de São Sebastião (UISS); projeto de empoderamento de mulheres viveiristas por meio de emenda parlamentar; realização de oficinas, palestras, atividades de educação ambiental e revitalização de nascentes; desenvolvimento de projetos de PIBIC; apoio à projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD); desenvolvido pela Universidade Católica de Brasília; projetos de robótica para automação em hortas; desenvolvimento de aplicativos para uso em estufas, entre outros.
Uma equipe composta por professores e estudantes do Campus São Sebastião visitou a feira e se reuniu com colegas do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília para tratar do desenvolvimento de trabalhos conjunto e integrados entre os dois campi. O aluno Mateus Alves da Silva é um dos elos da ligação entre os dois campi, já que estuda em ambos: cursa o segundo semestre de Tecnologia em Agroecologia em Planaltina e o primeiro módulo do curso técnico em Secretaria Escolar em São Sebastião.
Morador de São Sebastião, Mateus se desdobra para ter sucesso nos dois cursos. Tem participado de atividades promovidas pelo NEA São Sebastião e declara que "é muito bom ter a oportunidade de colocar em prática em minha cidade o que aprendo no curso de Agroecologia, por meio das ações do NEA".
Redes Sociais