Página inicial > São Sebastião > 1ª Jornada Agroecológica discute temas sobre Meio Ambiente

1ª Jornada Agroecológica discute temas sobre Meio Ambiente

Criado: Sexta, 09 de Junho de 2017, 15h44 | Publicado: Sexta, 09 de Junho de 2017, 15h44 | Última atualização em Sexta, 09 de Junho de 2017, 15h44 | Acessos: 1017

O Campus São Sebastião e o Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA) realizaram, na última semana, a 1ª Jornada Agroecológica, que ocorreu dentro da Semana Nacional de Meio Ambiente e da Campanha Anual para Produção do Produto Orgânico. “O evento teve como objetivos discutir temas relacionados ao Meio Ambiente, tanto para o espaço urbano como para o espaço rural de São Sebastião, assim como oportunizar que discentes e comunidade externa possam contribuir com o processo de educação ambiental junto ao Campus São Sebastião", afirmou Maxem Luiz de Araújo, professor e coordenador da Jornada Agroecológica.

A 1ª Jornada Agroecológica do Campus São Sebastião: diálogos entre o campo e o urbano foi apoiada pelo Edital nº 047/RIFB de 2016 e veio dar sequência ao trabalho iniciado ano passado pelo NEA (Chamada MCTI/MAPA/CNPq nº 02/2016) e pelo Grupo de Pesquisa Educação em Ciências. Durante os três dias de evento, cerca de mil pessoas participaram das diversas atividades previstas na programação - palestras, oficinas, mesas-redondas, cinedebates, exposição de produtores, visita técnica à propriedade agroecológica, entre outras.

O evento contou com a participação de produtores de alimentos orgânicos locais, de estudantes de escolas de Ensino Fundamental de São Sebastião e do Itapoã, além de agentes de assistência técnica e extensão rural, por meio de parceria com a EMATER-DF. Durante o evento, foram abordados os seguintes temas: educação ambiental, práticas agroecológicas, conservação do meio ambiente, crise hídrica, desenvolvimento sustentável e gestão territorial. Para a realização das atividades, além da EMATER-DF, o evento contou com o apoio da Horta Comunitária Orgânica Girassol, da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA-DF) e do Grupo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade (GEOGS).

Ainda dentro da programação da Semana Nacional de Meio Ambiente, o Campus São Sebastião recebeu a primeira Pré-conferência Regional de Meio Ambiente voltada para as regiões administrativas de São Sebastião, Jardim Botânico, Itapoã e Paranoá. Cabe lembrar que, neste ano, a sociedade do Distrito Federal receberá, entre os dias 24 e 26 de novembro, a Conferência Distrital do Meio Ambiente 2017: Cuidando das Águas. A conferência tem como temas transversais a política de águas do território e suas interfaces com a gestão territorial e hídrica; uso econômico da água; educação ambiental, cidadania e participação; biodiversidade e cerrado; clima, resíduos sólidos, saneamento e saúde. A próxima pré-conferência será em 24/06 no Campus Planaltina do IFB e atenderá as regiões de Planaltina, Sobradinho I, Sobradinho II e Fercal.