Página inicial > São Sebastião > Quitanda IFB acontece no dia 31 no Campus São Sebastião

Quitanda IFB acontece no dia 31 no Campus São Sebastião

Criado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 11h12 | Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 11h12 | Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2017, 10h30 | Acessos: 1234
O Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus São Sebastião, por meio do Núcleo de Estudos Agroecológicos, convida a comunidade para a Quitanda IFB, Feira da Agricultura Familiar de São Sebastião, que acontecerá no dia 31 de agosto, quinta-feira. A iniciativa oferece opções saudáveis e frescas a mesa da população da cidade.

As hortaliças e frutas oferecidas acompanham o cultivo agrícola de cada estação do ano. As principais frutas são bananas e limões e, o forte tem sido a produção de hortaliças, como por exemplo: tomate cereja, alface, couve, rúcula, mandioca, batata doce, quiabo, cenoura e cheiro verde. Há também outros produtos, como: farinha de milho, de mandioca e de tapioca e, derivados da cana de açúcar, como a rapadura e o melado. A oferta da feira vai depender muito do que cada agricultor produz e, apresenta para a venda e consumo da população.

"Um aspecto que nos motiva é o vínculo que está sendo criado com a comunidade, tanto com os agricultores da região quanto com o nosso parceiro, a Emater - DF. Tem sido um importante alicerce para o trabalho do Núcleo de Estudos Agroecológicos e, que contribui com a agricultura urbana de São Sebastião. Outro ganho é na convivência das pessoas que vêm à feira para adquirir alimento de qualidade e, estreitar a relação umas com as outras", explica Vera Lúcia Ribeiro de Carvalho Bueno, Coordenadora da ação no IFB Campus São Sebastião.

Também estão envolvidos três alunos bolsistas do Núcleo, que ajudam na divulgação e na organização da atividade. Entre outros benefícios para a comunidade estão a possibilidade de ampliar as oportunidades de vendas dos agricultores e facilitar o acesso da comunidade a alimentos mais saudáveis, uma vez que são produtos frescos e sem agrotóxicos.

A proposta faz parte das iniciativas do Núcleo de Estudos Agroecológicos do IFB Campus São Sebastião, apoiado pela Chamada MCTI/MAPA/CNPq nº 02/2016, coordenado pelo Grupo de Pesquisa Educação em Ciências. "A ideia é que o grupo de estudos em Organizações, Gestão e Sociedade, composto por professores da área de gestão, em parceria com a Emater, crie um projeto específico para esta iniciativa com o objetivo de ofertar capacitações para os agricultores, na área de economia solidária e, em outros temas", reforça a professora Vera.

A Quitanda IFB é realizada quinzenalmente, das 17 h às 21 horas, na entrada do IFB Campus São Sebastião.  NOVAS DATAS: As próximas feiras estão agendadas para os dias 14 e 28 de setembro.