Projeto do Campus São Sebastião comercializa produtos orgânicos de estudantes com deficiência
Os alunos do projeto Horta Orgânica de Inclusão Social e Cidadania de São Sebastião/DF venderam, durante a Quitanda IFB, no Campus São Sebastião, doces cristalizados de abóbora e mamão, que foram produzidos pelos estudantes. O projeto, realizado na última quinta-feira, 31 de agosto, busca desenvolver técnicas e práticas agroecológicas e de produção orgânica de estudantes com deficiência da rede pública de educação da cidade.
Os conteúdos envolvem conhecimentos iniciais sobre direito, cidadania, sustentabilidade, empreendedorismo e ações práticas em campo - na Horta Orgânica Girassol, e visa capacitá-los para atuação na área.
As atividades relacionadas com a produção dos doces foram realizadas ao longo dos módulos de Sustentabilidade e Empreendedorismo, nas quais os estudantes aprenderam a reaproveitar os alimentos, elaborar embalagens com reuso de materiais, dar preço ao produto e realizar a venda ao consumidor final. Os estudantes irão realizar nova venda na Feira de Iniciativas Econômicas Solidárias durante o Conecta IF. Além dos doces cristalizados, serão vendidas hortaliças in natura que cultivam no projeto.
Além de ser um momento para reflexão dos estudantes acerca de suas aprendizagens, a Feira de Economia Solidária permitirá ao projeto contribuir com a sociedade, dando foco na alimentação saudável e na inserção socioprodutiva de pessoas com deficiência física, motora, visual, intelectual e entre outras.
O projeto é uma realização do Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA) do Campus São Sebastião, em parceria com a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB) - Núcleo Regional DF, Horta Comunitária Orgânica Girassol, Grupo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade (GEOGS) e Campus Planaltina do IFB. As atividades são fomentadas pelo Instituto Cooperforte e pela Chamada MCTI/MAPA/CNPq nº 02/2016.
Redes Sociais