Página inicial > São Sebastião > Atividade de Educação Ambiental e Implantação de horta vertical na Escola Classe Cerâmica da Benção

Criado: Segunda, 04 de Setembro de 2017, 07h17 | Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2017, 07h17 | Última atualização em Sexta, 08 de Setembro de 2017, 16h27 | Acessos: 1064

Nos dias 18 de agosto e 01 de setembro foram realizadas atividades de Educação Ambiental nas dependências da Escola Classe Cerâmica da Benção envolvendo alunos dos cursos Ensino Médio Integrado (EMI), Monitor Infantil e Letras Português  do IFB Campus São Sebastião. Nodois encontros foi apresentada a peça de teatro fantoche “Cidadãos do Planeta Azul”. A apresentação teatral foi organizada pelas alunas do EMI Gisele Freitas, Jéssica Galindo, Raielly Rodrigues com recurso do Edital nº05 de 2017, denominado PINCEL (Programa de Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer discente), sob a coordenação da professora Vera Bueno. Segundo ela, as alunas redigiram o projeto como atividade da disciplina “Projetos Final”, em que o aluno precisava desenvolver um projeto de intervenção na comunidade e resolveram submeter ao edital e foram contempladas.

Uma das metas do projeto foi a confecção dos bonecos fantoches, por este motivo, organizaram uma oficina no evento “I Comunidade na Escola” em que as alunas com os participantes fazerem diferentes personagens. Em seguida, tiveram um treinamento sobre contação de histórias com Isaac Mendes Músico, ator, conselheiro tutelar, ativista cultural, contador de histórias, formando em pedagogia na Universidade de Brasília (UnB). No primeiro encontro, após a apresentação de teatro fantoche, os alunos do curso Monitor Infantil e os do EMI ensinaram as crianças das séries iniciais da Escola Classe a produzirem uma floreira de garrafa PET decorada com figuras feitas em EVA. No segundo encontro, os alunos da escola classe que participaram da atividade foram os das séries finais. As alunas do monitor infantil realizaram recreação com as crianças no pátio, enquanto duplas revezaram-se no plantio de hortaliças em floreiras. O plantio foi coordenado pelos alunos Ernandes Menezes do EMI e Alessandra Teixeira do Curso Letras Português que são membros do NEA (Núcleo de Estudos Agroecológicos).

A atividade do dia 1 de setembro, fez parte da programação da Virado do Cerrado que é um programa colaborativo, com grande mobilização para a educação ambiental que acontece na Semana do Cerrado no Distrito Federal. Todas estas iniciativas são induzidas pelo NEA por meio do Projeto: Implantação do Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA) de São Sebastião - DF Proposição para o desenvolvimento dpráticas agroecológicas nespaço urbano e dpromoção da Saúde Chamada MCTI/MAPA/CNPq Nº 02/2016.