Página inicial > São Sebastião > Quitanda do IFB divulga agricultura familiar e insere pessoas com deficiência física e intelectual nas atividades

Criado: Terça, 12 de Setembro de 2017, 15h35 | Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2017, 15h35 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2017, 16h03 | Acessos: 1374

O Instituto Federal de Brasília (IFB) realiza o projeto Quitanda IFB, quinzenalmente, no Campus São Sebastião. As próximas edições acontecerão nos dias 14 e 28 de setembro, além de promover a agricultura familiar, terá um espaço para que os alunos do projeto Horta Orgânica Inclusiva venda doces cristalizados que fizeram em curso de capacitação ofertado no campus.

Entre os alunos do projeto, há pessoas com deficiência física, motora, visual e intelectual, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ​ e a baixa visão​O grupo de cursistas é composto por adolescentes, jovens e adultos entre 15 e 45 anos, moradores da região, que estão com o objetivo de aprender a produzir hortaliças na vertente agroecológica da produção orgânica e, como módulo prático, têm a possibilidade de oferecer seus produtos como treinamento para inserção no mundo do trabalho.

O desenvolvimento da produção dos doces foi idealizado pela equipe de docentes que atuam no curso, por meio de aulas de Sustentabilidade, Educação Ambiental e Empreendedorismo. Os estudantes aprenderam a produzir alimentos com o aproveitamento das frutas, elaborar as embalagens com reuso de materiais, definir valores para o mercado local e realizar a venda ao consumidor final.

O projeto da Quitanda IFB acontece no formato de uma feira de economia solidária, onde são comercializadas verduras, frutas e produtos locais, com foco em uma alimentação saudável. No momento são cerca de 10 agricultores envolvidos na feira e entre os produtos em destaque estão as hortaliças, os tubérculos e as farinhas, todos sem agrotóxico. Os preços são mais acessíveis e há um retorno socioeconômico a estas famílias, além da qualificação agrícola da região.

Ambas iniciativas são uma realização do IFB Campus São Sebastião, por meio do Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA), Chamada MCTI/MAPA/CNPq Nº 02/2016em parceria com a EMATER/DF, a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência (APABB) e a Horta Comunitária Orgânica Girassol. A Horta orgânica inclusiva recebe  financiamento pelo Instituto Cooperfort .

Projeto Quitanda IFB

Data: 14 de setembro, quinta-feira, das 17 h às 21 horas