Página inicial > São Sebastião > Somos a ITS Cup

Somos a ITS Cup

Criado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 12h04 | Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 12h04 | Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2017, 12h09 | Acessos: 1144

Somos a ITS Cup  (Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade), fazemos parte  do programa miniempresa, coordenado pela Júnior Achievement - DF.  Somos alunos do 2º ano do ensino médio integrado em administração e secretariado do Instituto Federal de Brasília campus São Sebastião.

O que o programa contribuiu para nossas vidas?

Com a  introdução do programa no instituto aprendemos muito, construímos uma visão sobre o empreendedorismo e como se constitui e funciona uma empresa. Aprendemos também que para uma empresa funcionar, precisamos uns dos outros. Junto com o amadurecimento e a responsabilidade veio a empatia. Aprendemos que o convívio com outras pessoas é prazeroso, complicado, difícil e tudo isso ao mesmo tempo. "Aprendi a reconhecer as limitações dos outros e a respeitar opiniões que divergem com as minhas. " Kamilla Quixabeira - 2º Adm.
Aprendemos que não apenas caímos, que não apenas ficamos lá, que nos levantamos e continuamos em frente, sem o medo de cair de novo. "Não há bem que dure para sempre nem mal que seja eterno. " Autor desconhecido.

Como foi participar do programa?

A Junior veio e nos proporcionou uma nova e rica experiência, podemos conhecer novas pessoas, mas, não só novas pessoas como também conhecer realmente como são as pessoas que já julgávamos que tínhamos a certeza de como elas são. " Pude ver as limitações e seus talentos, como são quando estão felizes e tristes. Vi as pessoas superarem obstáculos, se ajudarem, brigarem, conversarem, as vi sorrir. Gostei dessa oportunidade, pois me ajudou a amadurecer, a me tornar um passo mais perto de ser um adulto não de idade, mas de carácter." Francisco Artur - 2º Adm.

Como Funcionou o programa?

Na ITS CUP produzimos copos sustentáveis. Tudo começou quando nós pedimos que a comunidade nos doassem vidros de conserva e nosso pedido foi atendido, daí nos fizemos todo um processo com várias etapas, desde a esterilização dos vidros até pintá-los. Também fizemos pesquisa de mercado para saber quais seriam as artes que utilizaríamos para os adesivos, visando atingir todas as faixas etárias. Recolhemos vários copos diferentes, com modelos e tamanhos diferentes, para agradar um maior público alvo. Ao fim da miniempresa, conseguimos sair com lucro, retribuindo um valor a mais para os acionistas e doar R$ 170 reais para uma ONG da comunidade, a "Creche Santa Rita".
 Nossos agradecimentos finais são aos advisers, os professores que nos acompanharam durante todo o projeto, a nossa orientadora, Priscila Mattos que nos ajudou em todas as jornadas, aos acionistas, que fizeram a empresa se fundir e aos colaboradores, porque sem eles nada disso seria possível.