Página inicial > São Sebastião > Visita técnica a Horta Comunitária Girassol

Visita técnica a Horta Comunitária Girassol

Criado: Sexta, 24 de Novembro de 2017, 11h38 | Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2017, 11h38 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2017, 11h48 | Acessos: 1680

No dia 11 de novembro de 2017 os alunos do 2º ano do curso técnico de cozinha integrado ao ensino médio do IFB Riacho Fundo, realizaram uma visita técnica à Horta Comunitária Girassol no município de São Sebastião. A Horta surgiu há 12 anos como uma iniciativa comunitária para resolver o problema dos casos de rantavirose – doença causada por ratos – após um surto na região. No local, onde hoje são plantados e colhidos alimentos orgânicos, existia um lixão de onde, segundo a idealizadora e líder comunitária Hosana Alves do Nascimento, foram retirados três caminhões de lixo e sucata. Por iniciativa da vizinhança e apoio de alguns órgãos do governo, aconteceu a limpeza, o terreno foi cercado e os trabalhos iniciados. Hoje, conta com um terreno de cinco mil metros quadrados, cuida de três nascentes, desenvolve diversos projetos e está finalizando o processo para receber o selo de produção orgânica e agroflorestal.
O Núcleo de Agroecologia do IFB São Sebastião tem uma forte parceria com a Horta desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão com os alunos e comunidade. O professor Robson do IFB de São Sebastião esteve na visita, recebeu os alunos do Riacho Fundo e juntamente com seus alunos e integrantes da Horta realizaram as atividades pertinentes à visita. Os alunos receberam uma explicação sobre a história da Horta Girassol e sua contribuição para a agricultura urbana, os trabalhos desenvolvidos, a parceria com o IFB São Sebastião, a situação das nascentes do Morro azul e o trabalho da Horta para protege-las. Depois, foram às três nascentes que abastecem a Horta e que estão em risco de secar.
No almoço foram ao Restaurante Comunitário de São Sebastião onde, depois de almoçar, visitaram as cozinhas do restaurante a as instalações apresentadas por
uma servidora do GDF. A atividade fez parte das práticas do Projeto Integrador de Alimentação Saudável e teve como finalidade conhecer uma iniciativa comunitária de um sistema sustentável de produção de alimentos, assim como, promover a integração entre os campi do IFB.