Visita técnica a Horta Comunitária Girassol
No dia 11 de novembro de 2017 os alunos do 2º ano do curso técnico de cozinha integrado ao ensino médio do IFB Riacho Fundo, realizaram uma visita técnica à Horta Comunitária Girassol no município de São Sebastião. A Horta surgiu há 12 anos como uma iniciativa comunitária para resolver o problema dos casos de rantavirose – doença causada por ratos – após um surto na região. No local, onde hoje são plantados e colhidos alimentos orgânicos, existia um lixão de onde, segundo a idealizadora e líder comunitária Hosana Alves do Nascimento, foram retirados três caminhões de lixo e sucata. Por iniciativa da vizinhança e apoio de alguns órgãos do governo, aconteceu a limpeza, o terreno foi cercado e os trabalhos iniciados. Hoje, conta com um terreno de cinco mil metros quadrados, cuida de três nascentes, desenvolve diversos projetos e está finalizando o processo para receber o selo de produção orgânica e agroflorestal.
O Núcleo de Agroecologia do IFB São Sebastião tem uma forte parceria com a Horta desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão com os alunos e comunidade. O professor Robson do IFB de São Sebastião esteve na visita, recebeu os alunos do Riacho Fundo e juntamente com seus alunos e integrantes da Horta realizaram as atividades pertinentes à visita. Os alunos receberam uma explicação sobre a história da Horta Girassol e sua contribuição para a agricultura urbana, os trabalhos desenvolvidos, a parceria com o IFB São Sebastião, a situação das nascentes do Morro azul e o trabalho da Horta para protege-las. Depois, foram às três nascentes que abastecem a Horta e que estão em risco de secar.
No almoço foram ao Restaurante Comunitário de São Sebastião onde, depois de almoçar, visitaram as cozinhas do restaurante a as instalações apresentadas por
uma servidora do GDF. A atividade fez parte das práticas do Projeto Integrador de Alimentação Saudável e teve como finalidade conhecer uma iniciativa comunitária de um sistema sustentável de produção de alimentos, assim como, promover a integração entre os campi do IFB.
Redes Sociais