Página inicial > São Sebastião > NEA São Sebastião recebe visita de professores do Instituto Federal do Paraná

NEA São Sebastião recebe visita de professores do Instituto Federal do Paraná

Criado: Sexta, 24 de Novembro de 2017, 16h31 | Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2017, 16h31 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2017, 16h31 | Acessos: 1010

No dia 22 de novembro o NEA (Núcleo de Estudos Agroecológicos) do Campus São Sebastião recebeu a visita dos professores Roberto Martins e Luciana Maestro do Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá. Eles foram os vencedores da Medalha Paulo Freire, e vieram à Brasília receber essa honraria pelo trabalho desenvolvido com os pescadores artesanais do litoral do Paraná denominado “Gestão de Territórios Tradicionais de Pescadores Artesanais”.

Os professores puderam conhecer os projetos apoiados pelo NEA São Sebastião, uma vez que também coordenam um NEA em sua região. Acompanhados pelas professoras Vera Bueno e Laura Brant, os medalhistas visitaram a Horta Comunitária Girassol e o Acampamento Tiradentes, o qual conduzem vários projetos sociais ligados à agroecologia e inclusão social.

O encontro no Tiradentes foi marcado pela troca de experiências na roda de conversas com os docentes, que relataram o drama das comunidades ribeirinhas do litoral do Paraná que tiveram seu direito de subsistência violado pela criação de um parque na década de 90. Apesar de se situar há mais de 1.500 Km de distância e com muitas diferenças culturais, a comunidade identificou muitos pontos convergentes nas trajetórias de luta em comum. O projeto das Arpilleras - mulheres que bordam suas histórias e dramas e tecidos de juta, desenvolvido com as pescadoras artesanais foi particularmente apreciado pela comunidade.