Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > São Sebastião > Campus São Sebastião certifica estudantes com deficiência em curso FIC em Horticultor Urbano
Início do conteúdo da página

Campus São Sebastião certifica estudantes com deficiência em curso FIC em Horticultor Urbano

Criado: Terça, 12 de Dezembro de 2017, 10h28 | Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2017, 10h36 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2017, 10h40 | Acessos: 1120

Na última segunda-feira, 11 dezembro, foram certificados em Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Horticultor Urbano aos estudantes com deficiência atendidos pelo projeto de extensão Horta de Inclusão Social e Cidadania de São Sebastião/DF.

O curso possibilitou o desenvolvimento técnicas e práticas agroecológicas e de produção orgânica no espaço urbano, bem como conhecimentos iniciais em direito e cidadania, meio ambiente e sustentabilidade, e empreendedorismo. Além disso, as atividades contribuíram para promoção da produção orgânica na Horta Girassol. Cestas semanais da produção já estão sendo adquiridas por particulares, remunerando os estudantes e estimulando sua inserção socioprodutiva.

Segundo o professor Robson Caldas, que atuou na gestão do projeto, os estudantes formados continuarão a ser acompanhados pelo Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA) e estimulados a permanecerem engajados para o aumento da produção e a melhoria da geração de renda. Neste sentido, o projeto está possibilitando a obtenção da certificação orgânica, com apoio da Gerência Local de São Sebastião da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER-DF), de forma a permitir a agregação de valor ao produto comercializado. "Agora, a perspectiva é a consolidação da oferta do Curso FIC em Horticultor Urbano para nova turma de pessoas com deficiência em 2018", espera o professor.

Além de familiares, docentes dos campi São Sebastião e Planaltina e colaboradores da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil (APABB) e da comunicade em geral, a cerimônia de formatura contou com a participação do diretor-geral do Campus São Sebastião, Fernando Barbosa; da pró-reitora de Extensão e Cultura do IFB, Cristiane Salgado; da coordenadora do Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA), Laura Brant; da Instrutora da Horta Comunitária Orgânica Girassol, Hosana Alves; e do diretor da APABB, Franscisco Djalma. 

O projeto que foi financiado pelo Instituto Cooperforte e pelo CNPq.

Fim do conteúdo da página