Página inicial > São Sebastião > Campus inaugura cisternas construídas com a comunidade

Campus inaugura cisternas construídas com a comunidade

Criado: Quarta, 02 de Mai de 2018, 18h11 | Publicado: Quarta, 02 de Mai de 2018, 18h11 | Última atualização em Quarta, 02 de Mai de 2018, 18h20 | Acessos: 1520

Com o racionamento de água, que se intensificou no ano passado, o Campus Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB) perdeu parte de seu Sistema Agroflorestal (SAF) por falta d´água.  O problema impulsionou resoluções pedagógicas. Com projetos, busca de recursos por meio de emenda parlamentar e uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-DF, a questão foi resolvida, e nesta quarta-feira, 02 de maio, foram inauguradas duas cisternas de ferro, cimento e solo oriundas de um curso de construção de cisternas. Agora, além de revitalizar o SAF com plantas medicinais e  plantas alimentícias não-convencionais (panc), o campus deve iniciar a construção de um viveiro de plantas florestais. Todas as ações vão além de obras e têm como base o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

O curso de construção de cisternas foi aberto para a comunidade, e a resposta impressionou. Participaram pessoas da região e de muito longe, como Paranoá, Ceilândia e até de Colinas do Sul – Goiás.

Dona Luza Maria de Jesus, 55 anos, por exemplo, mora no Acampamento Tiradentes e pedalava 15 quilômetros para chegar até o Campus São Sebastião para fazer o curso. Em sua casa, ela possui várias frutíferas e agora sonha em ter uma chácara para fazer uma cisterna e construir um viveiro. “Eu já vou começar a fazer outro curso aqui no Campus São Sebastião, quero aprender mais”, disse.

Outra que saiu bem empolgada com a capacitação é D. Ribenilde Almeida, 43 anos, moradora do Sol Nascente. Ela conta que nunca havia pegado em uma pá e foi surpreendida por quebrar tabus de que o trabalho era algo para homens. “Eu me senti enaltecida como mulher. Minha realidade ampliou com este curso. Fui descobrindo um universo rico e vasto. Agregou valor humano em mim. Cada pá de terra e de cimento eu sentia que estava concretando meu caráter com novos e preciosos valores; foi muito além da construção”, narrou. Agora, D. Ribenilde quer fazer o curso de construção de viveiros e acredita ser este um caminho positivo para a sua comunidade. “No Sol Nascente, 90% das mulheres estão em situação de vulnerabilidade. Cursos como esses podem auxiliá-las a encontrar sustentabilidade”.

O jovem Lucas Messias, 19 anos, também terminou o curso com a sensação de ir além, dar mais um passo. Ele fez o curso acompanhado do pai, Luiz Cláudio, e em mente tinha o objetivo de ampliar seus conhecimentos para empreender profissionalmente e ainda auxiliar em mutirões de regiões carentes. “Acreditamos que a bioconstrução é um caminho mais possível, sustentável”, comentou.

O curso de Construção de Cisternas foi ministrado pelo Prof. Arnaldo Ribeiro Cerqueira Lima, profissional com quase 40 anos de experiência no ramo. “Uma cisterna como essa não é algo que se constrói sozinho. É um trabalho artesanal, coletivo”, explicou.

As cisternas que foram construídas no IFB serão preenchidas com água da chuva e irão abastecer os projetos educativos e as pesquisas desenvolvidas pelo NEA – Núcleo de Estudos Agroecológicos. Segundo o Prof. Robson Caldas, líder do projeto, essa é apenas uma das ações, que envolve um programa maior em que estão vários cursos de formação inicial e continuada, como o de Viveiricultor para mulheres em situação de vulnerabilidade e o de Horticultor Urbano para pessoas com deficiência ou necessidades específicas, que já estão acontecendo.

Este primeiro curso de Construção de Cisterna contou com a supervisão da equipe da Engenharia da Reitoria do IFB. E foi ainda todo documentado por Thiago Ávila, um dos coordenadores do Fórum Alternativo Mundial da Água. “Participei e registrei em audiovisual todo o curso para poder multiplicar este conhecimento pelo mundo com um documentário. Esta ação vai ao encontro do que acreditamos – de ser possível vivermos em áreas urbanas de uma forma mais agroecológica, sustentável”, disse.

O superintendente do SENAR-DF, Everaldo Firmino de Lima, presente na solenidade de inauguração das cisternas, fez um histórico da parceria com o Instituto e reforçou que muitas outras iniciativas semelhantes se darão com o campus. “Temos um só objetivo”, destacou.

O novo curso, fruto da parceria, é o de Construção de Viveiros. As inscrições estão abertas até o dia 08 de maio, podendo ser feitas pelo site do IFB ou pessoalmente na sede do Campus São Sebastião.

Confira mais imagens desta ação no Flickr do IFB