Página inicial > São Sebastião > Estudantes de Monitor Infantil e Horticultor Urbano vivenciam práticas

Estudantes de Monitor Infantil e Horticultor Urbano vivenciam práticas

Criado: Sexta, 11 de Mai de 2018, 15h19 | Publicado: Sexta, 11 de Mai de 2018, 15h19 | Última atualização em Sexta, 11 de Mai de 2018, 15h19 | Acessos: 882

Os estudantes dos cursos de formação inicial e continuada de Monitor Infantil e Horticultor Urbano do Campus São Sebastião estão aprendendo com atividades práticas.

Na sexta-feira, 04 de maio, aconteceu a atividade “Educação em Saúde Bucal” no CAIC - Centro de Atenção Integral à Criança. Os estudantes do curso de Monitor Infantil realizaram a escovação orientada em crianças de 8 anos. A atividade foi organizada pelo aluno egresso do curso Técnico em Administração (Integrado ao Médio), Matheus Feliciano, e contou com a parceria da Unidade Básica de Saúde de São Sebastião – UBS 01.

De forma prévia, os futuros Monitores Infantis foram capacitados em sala de aula pela professora Vera Carvalho, da disciplina “Cuidados em Saúde”. No CAIC, as crianças foram divididas em pequenos grupos para receberem instruções sobre saúde bucal realizadas pela dentista da UBS, Patrícia Seraphim e a professora Vera. Na sequência, receberam Kits com escova, fio dental e pasta dental e escovaram os dentes sob orientação das alunas. Foram distribuídos 176 Kits.

E na quarta-feira, 09 de maio, foi a vez dos alunos do curso de Horticultor realizarem práticas com o apoio do projeto Horta Orgânica de Inclusão Social e Cidadania de São Sebastião/DF, através da disciplina “Transformando conceitos em realidade”, ministrada pelas professoras Laura Brant e Vera Carvalho e do Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA) do Campus São Sebastião.

Nesta disciplina, os estudantes precisam desenvolver práticas de sustentabilidade, economia solidária e empreendedorismo. A atividade planejada por eles foi a produção de geleias de pimenta e venda de pimenta in natura.

Segundo a professora Vera Carvalho, foi passado a tarefa de coleta de vidros e garrafas PET e decoração dos mesmos, mostrando a importância da reciclagem para reduzir o impacto causado pelo lixo que produzimos, além de serem discutidos conceitos de consumo consciente e arte para transformação do ambiente em que vivemos.

As geleias foram produzidas com pimentas que os alunos estão cultivando na Horta Girassol, parceira do projeto. Finalizada esta etapa, os professores da área de Gestão trabalharão com eles conceitos de empreendedorismo, cooperativismo e comércio justo. Ajudarão no processo de formação de preço e divulgação do produto para venda na feira que acontece no Campus pelo projeto “QuitandaIFB”, toda quinta-feira, das 17 às 21 horas.

Para as professoras que coordenaram esta atividade, o mais interessante tem sido a articulação entre diferentes projetos e públicos tornando o processo ensino-aprendizagem muito rico e prazeroso, além da participação da comunidade, como no caso da UBS e da Horta Girassol, o que potencializa todas as ações, ampliando ainda mais a capacidade de atendimento à população.