Página inicial > São Sebastião > Simpósio Nacional de Letramento e Criatividade recebe mais de 300 participantes

Simpósio Nacional de Letramento e Criatividade recebe mais de 300 participantes

Criado: Sexta, 15 de Junho de 2018, 16h15 | Publicado: Sexta, 15 de Junho de 2018, 16h15 | Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2018, 17h25 | Acessos: 742

Os colegiados dos cursos de Letras e Pedagogia do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília realizaram, entre os dias 05 a 07 de junho, o II Simpósio Nacional de Letramento e Criatividade (SiLeCri). O evento, que contou com a participação de mais 300 inscritos, dentre ouvintes, oficineiros e comunicadores, foi direcionado a professores em formação inicial, docentes da educação básica, estudantes do ensino médio e integrantes da comunidade interessados nos temas de letramento e criatividade. O objetivo do simpósio, que contou com o apoio financeiro da FAP-DF, era integrar públicos heterogêneos em reflexões sobre práticas de ensino criativas e inovadoras.

O SiLeCri insere o Distrito Federal e o IFB no circuito nacional de eventos voltados para promoção e fomento da discussão de temas imprescindíveis na formação acadêmica e da sociedade, como educação, letramento, criatividade e inovação. A professora Luciane Lira, idealizadora e uma das organizadoras do evento, ressalta que “o II SiLeCri superou todas as expectativas de participação de público, por tratar-se de um evento heterogêneo e inovador que contempla, para além de reflexões acadêmicas sobre educação, letramento e criatividade, momentos de leitura, rodas de conversas, oficinas diversas e minicursos”. Para a docente, o ponto alto do evento foi a participação de discentes do campus na organização e aplicação de criativas oficinas de letramento.

A programação contemplou rodas de leituras e conversas, minicursos e palestras ministradas por docentes e pesquisadores das áreas da educação, letramento e criatividade: José Pacheco, Luciana Muniz, Alexandra Rodrigues, Asdrúbal Borges, Ana Elisa Ribeiro, Edenise Pereira, José Ribamar Batista Jr., Cleyton Gontijo, Conceição Costa, Jefferson Sampaio, Juliana Souza, Kelly Santos, Letícia Érica Ribeiro, Lorena Sales, Patrícia Barcelos e Rosivaldo Oliveira. Foram oferecidas também oficinas de letramento ministradas por professores e estudantes de licenciatura, além de comunicações sobre práticas de ensino inovadoras e criativas. O evento ainda contou com a apresentação cultural da banda da cidade de São Sebastião “Crias do Cerrado”.

Fotos e vídeos do evento podem ser conferidos em: https://www.facebook.com/SILECRI/