Página inicial > São Sebastião > Alunos do curso de Pedagogia realizam atividade na Escola Classe Vila do Boa

Alunos do curso de Pedagogia realizam atividade na Escola Classe Vila do Boa

Criado: Sexta, 15 de Junho de 2018, 11h30 | Publicado: Sexta, 15 de Junho de 2018, 11h30 | Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2018, 17h37 | Acessos: 1086

Alfabetização, letramento, gêneros textuais, políticas públicas educacionais: todos esses temas se encontraram na teoria e na prática em atividade realizada na última quinta-feira, 14 de junho, pela turma do 3º semestre do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília.

Os alunos tiveram a oportunidade de realizar atividades de alfabetização e letramento com as crianças da Escola Classe Vila do Boa em São Sebastião. A região, que tem o mesmo nome da escola - Vila do Boa - é uma das áreas mais antigas da cidade. No local ainda é possível encontrar as fábricas que produziram os tijolos que construíram Brasília. O bairro concentra disparidades sociais, nos quais é possível encontrar condomínios fechados de classe média e áreas invadidas.  A única escola da Vila do Boa atende cerca de 250 estudantes e mesmo assim não supre as demandas do local.

Existe uma proximidade geográfica entre o Campus São Sebastião do IFB e a Escola Classe. Essa proximidade agora também é pedagógica, já que os alunos do curso de Pedagogia puderam colocar em prática o que aprenderam sobre a psicogênese da língua escrita nas aulas de alfabetização com os professores Wesley da Silva Oliveira e Blenda Cavalcante de Oliveira.

Os professores responsáveis pelos componentes curriculares de alfabetização e letramento do curso de Pedagogia reforçaram a importância desse tipo de parceria com a comunidade escolar, na qual os estudantes terão uma visão mais ampla sobre a realidade educacional da rede pública de ensino do Distrito Federal e poderão propor intervenções pedagógicas, enriquecendo o currículo e contribuindo com o desenvolvimento local, uma das missões do Instituto Federal.