Página inicial > São Sebastião > 2ª edição do Comunidade na Escola faz várias conexões

2ª edição do Comunidade na Escola faz várias conexões

Criado: Terça, 03 de Julho de 2018, 11h23 | Publicado: Terça, 03 de Julho de 2018, 11h23 | Última atualização em Terça, 03 de Julho de 2018, 11h23 | Acessos: 982

Na manhã do último sábado, 30 de junho, o campus de São Sebastião realizou a segunda edição do Comunidade na Escola. O evento é uma ação de extensão semestral que tem por objetivos abrir as portas da escola para a comunidade, fomentar ações pedagógicas integradoras e interdisciplinares que incentivem a responsabilidade social e o protagonismos dos/as estudantes, servidores e comunidade externa na condução de oficinas.

O evento teve como temática o bem-estar físico e mental, portanto foram realizadas várias oficinas e atividades que buscou a conexão corpo e mente, como Yoga, Dança, Vivência em Capoeira, Jogos matemáticos, rodas de cuidado e autocuidado, Terapia comunitária, rodas de conversas sobre Sexualidade e diversidade, oficina de filtro dos sonhos, aplicação de Reiki, sessão de energização e relaxamento com ervas aromáticas, dentre outras.

Houve a efetiva participação da comunidade externa, dos servidores, terceirizados, docentes, pais e dos estudantes de diferentes níveis e cursos. As atividades foram desenvolvidas em parceria com os Movimentos Sociais da Cidade, como Casa Frida, Casa Canto do Beija-flor e Instituto Acesso, com a Estratégia de Saúde da Família e com outros/as voluntários/as.

De acordo com a estudante Lana, do 1º ano de Secretariado, o evento foi bastante interessante, pois foi interativo e com oficinas diversificadas. Para a estudante Vitória, “esse tipo de atividade deveria acontecer mais vezes para que haja uma maior interação entre estudantes, professores e servidores”. As estudantes Alessandra Teixeira, Talita Estevam e Camila Alves, que desenvolveram a sessão de “escadapés”, se sentiram muito gratas de poder compartilhar esse conhecimento popular com outras pessoas e de contribuir para o bem-estar dos/as participantes.

Para Letícia Ribeiro, uma das organizadoras do II Comunidade na Escola, o evento só foi possível porque houve o engajamento de docentes, estudantes, servidores e comunidade. “Acredito que o objetivo do projeto foi alcançado, pois conseguimos promover ações integradoras, agradáveis e diversificadas. A adesão dos pais e da comunidade externa foi surpreendente, também foi muito lindo ver servidores, docentes e estudantes participando juntos das oficinas”, concluiu a professora.