Página inicial > São Sebastião > Campus sedia oficina sobre adaptação curricular para as pessoas cegas e as com baixa visão

Criado: Quarta, 25 de Julho de 2018, 17h57 | Publicado: Quarta, 25 de Julho de 2018, 17h57 | Última atualização em Quinta, 26 de Julho de 2018, 08h59 | Acessos: 1491
A inclusão educacional de pessoas com deficiência, seja ela qual for, é hoje uma realidade na educação brasileira. Mas isso também representa um desafio para os professores que terão de lidar com as adaptações curriculares necessárias para atender esse público específico na sala de aula, na pesquisa e na extensão. Pensando nisso, o Colegiado do Curso de Pedagogia organizou uma Oficina sobre Adaptação Curricular para pessoas cegas e com Baixa Visão para capacitar os professores do Campus São Sebastião.

Hoje, o campus conta com alunos cegos e com baixa visão nos cursos superiores de Licenciatura em Letras e Pedagogia. O aprendizado da pessoa com deficiência é perfeitamente possível, desde que haja um atendimento correto e as devidas adaptações.

Os professores Heraldo dos Anjos e Francisca Cléa Almeida de Carvalho, da Secretaria de Educação do Distrito Federal, foram os responsáveis pela condução da oficina, que ocorreu durante toda a manhã desta quarta-feira, dia 25 de julho, no Campus São Sebastião. A realidade da SEDF é bastante distinta do IFB, pois nas escolas do GDF é possível encontrar  salas de recursos especiais, que contam com professores especializados, que auxiliam os demais professores e os alunos em suas necessidades. No IFB temos o NAPNE, que realiza em parte o apoio necessário aos alunos com deficiência.

A atual coordenadora do NAPPE, professora Simone Lavorato, fez o convite aos profissionais para que eles pudessem compartilhar todo o conhecimento adquirido por eles nos longos anos de trabalho, na escola pública e em diversas capacitações, inclusive no Instituto Benjamin Constant.

A partir de iniciativas como essas, o corpo docente está buscando cada vez mais a inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema regular de ensino.