Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > São Sebastião > Projeto de extensão Capoeira Angola em São Sebastião traz treinos abertos de capoeira ao campus
Início do conteúdo da página

Projeto de extensão Capoeira Angola em São Sebastião traz treinos abertos de capoeira ao campus

Criado: Quarta, 01 de Agosto de 2018, 11h00 | Publicado: Quarta, 01 de Agosto de 2018, 11h00 | Última atualização em Quarta, 01 de Agosto de 2018, 11h00 | Acessos: 1409

 Em parceria com o Centro Esportivo Capoeira Angola - CECA, o Instituto Federal de Brasília Campus São Sebastião disponibiliza para toda a comunidade o projeto de extensão Capoeira Angola em São Sebastião. Os treinos abertos serão ministrados no ginásio do campus (Área Especial 2, S/N, Bairro São Bartolomeu - São Sebastião/DF), nas segundas e quartas-feiras, das 19:45 às 21h

As aulas serão gratuitas e abertas para todos com mais de 15 anos. O projeto conta com o instrutor Paulo Passos, do CECA, com as referências do mestre João Pequeno e Mestre Pastinha. 

A capoeira oferece a integração corpo-mente além do resgate dos rituais e práticas dessa arte que mistura música, dança e luta. O projeto visa realizar uma atividade física em um ambiente de aprendizado e troca entre as diversas vertentes da cultura afro-brasileira. 
 
Para saber mais:
A Capoeira Angola se baseia em poucos golpes e defesas porém suas variações que a torna infinita.
a) Aquecimento: recepção e acolhimento; centramento e auto-observação. Visa trazer o praticante para o aqui e agora, afastando-o de suas preocupações corriqueiras e iniciando o aquecimento das articulações.
b) Parte Física: Nesse momento são executados diversas séries de exercícios para a evolução da resistência cardiorrespiratória e muscular do praticante.
c) Parte Neural: Nesse momento os exercícios são focados no desenvolvimento das respostas neurais (velocidade de reação, equilíbrio, concentração, elaboração do modelo mental do exercício)
d) Parte Dançante: Nesse momento é onde se termina o aquecimento global do corpo. Onde se tem a relação entre o exercício e a música com a função de recuperação do organismo para as próximas fases.
e) Parte Marcial: Nesse momento são executados exercícios de ataque e defesa. Os exercícios são repetidos até a fixação dos detalhes com o objetivo de executar perfeitamente cada golpe.
f) O Jogo: Nesse momento os praticantes têm a oportunidade de realizar um jogo de capoeira para experimentar o que aprendeu durante sua trajetória. Nesse jogo, o professor encoraja os praticantes a executarem os movimentos aprendidos nos últimos dias de treinamento.
g) Musicalização: Nesse momento os praticantes têm contato com os instrumentos e com as música da “Capoeira Angola” e do “Samba de Roda”.
Fim do conteúdo da página