Página inicial > São Sebastião > Alunos visitam Escola de Criatividade na SQS 104/304

Alunos visitam Escola de Criatividade na SQS 104/304

Criado: Quarta, 29 de Agosto de 2018, 10h42 | Publicado: Quarta, 29 de Agosto de 2018, 10h42 | Última atualização em Quarta, 29 de Agosto de 2018, 15h52 | Acessos: 777
Na tarde da última terça-feira, dia 28 de agosto, as alunas de Pedagogia e Letras-Português do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB) conheceram a Escola de Criatividade, localizada na Biblioteca Infantil da SQS 104/304. O espaço é gerido pela Secretaria de Estado de Educação do GDF. Trata-se, portanto, de um espaço público e aberto à comunidade. A turma de alunos e alunas faz parte do componente curricular "Contação de Histórias" oferecido pela professora Blenda Cavalcante de Oliveira. O objetivo do curso é que os alunos, futuros professores e professoras, se aproximem da literatura infanto-juvenil e por meio da contação de histórias, possam incentivar os seus alunos no universo da leitura.

A Biblioteca Pública Infantil da 104/304 foi fundada em 1969 e, desde 1970, funciona também como uma Escola de Criatividade. O local conta com um acervo com cerca de 9 mil livros. O espaço tem o compromisso com a educação integral das crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares, por meio da vivência de experiências culturais diversificadas.

A visita técnica à Biblioteca Infantil atende a alguns dos objetivos do curso de Contação de Histórias, tais como saber fazer a escolha de acervo na contação de história, textos poéticos, narrativas ficcionais, o estímulo à oralidade e  à leitura, a memória e a reflexão dos fatos sociais, por meio da contação. Dessa forma, o professor contador de histórias será um profissional capaz de utilizar os textos e os mais variados recursos, adaptando-os ao contexto e ao público ouvinte, por meio de técnicas aprendidas para o envolvimento e aprendizagem desse público.