Página inicial > São Sebastião > Alunos do Campus São Sebastião fazem visita à Biblioteca Nacional como parte das atividades

Criado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 17h31 | Publicado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 17h31 | Última atualização em Quarta, 12 de Setembro de 2018, 17h39 | Acessos: 671

Estudantes dos cursos de Pedagogia e Letras do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília visitaram, nesta terça-feira, 11 de setembro, a exposição "Eu Leitor", na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Com uma proposta inovadora, a exposição trata sobre a experiência da leitura, que atravessa os universos da literatura e o prazer em ler.

O ambiente conta com um percurso experiencial, interativo e tecnológico de aproximadamente 500 autores, que explora a essência e a diversidade da arte literária de forma transformadora. E foi nesse ambiente de mescla entre a tecnologia, a história e o passado e o futuro que os estudantes do componente "Contação de Histórias" percorreram os diversos espaços da exposição, podendo perceber o desenvolvimento da escrita pelo ser humano, a interação com vídeos, textos e imagens.

De acordo com a professora Blenda Cavalcante de Oliveira, docente da turma, "a valorização da profissão docente passa pela formação inicial dos professores, incluindo também a formação cultural, ou seja, a apropriação da cultura historicamente acumulada e, mais especificamente no caso dessa visita técnica à uma exposição, a ampliação das experiências estéticas dos professores, futuros contadores de histórias".

Biblioteca Nacional de Brasília

A história de Brasília passa também pela história da Biblioteca Nacional, concebida no plano original da cidade assinado por Lúcio Costa no final dos anos 50 do século passado, quando o urbanista projetou a capital federal com Oscar Niemeyer e outros arquitetos. Porém, apenas em 2008 a biblioteca foi concretizada e aberta ao público.

Trata-se de um espaço aberto para uso de pesquisadores e estudiosos e está voltada para o atendimento a todos os cidadãos, por meio de ações que beneficiam o Sistema de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal. Além do serviço de empréstimo, a biblioteca promove eventos culturais no auditório multiuso como exposições, palestras e atividades culturais.