Página inicial > São Sebastião > Campus São Sebastião recebe Roda de Conversa sobre Valorização da Vida

Campus São Sebastião recebe Roda de Conversa sobre Valorização da Vida

Criado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 17h53 | Publicado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 17h53 | Última atualização em Quarta, 12 de Setembro de 2018, 17h59 | Acessos: 880

Nesta terça-feira, 11 de setembro, a Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão Social (CDAE) do Campus São Sebastião em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) realizou uma Roda de Conversas com alunos do Ensino Médio Integrado. A atividade, que integra as ações do Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio, foi conduzida pelo voluntário do CVV, professor Elias Lacerda e contou com a participação de aproximadamente 150 alunos e servidores do campus.

Na oportunidade, o professor Lacerda discorreu sobre a atuação do CVV, que presta apoio emocional a quem necessita e atua na prevenção ao suicídio. Enfatizou a importância de estarmos com a nossa percepção aguçada para identificar quando o colega ao lado precisa de ajuda. "Ouvir e deixar a mensagem de que a pessoa não está sozinha pode salvar vidas, alertou. Destacou-se que é preciso falar sobre seus sentimentos e buscar uma rede de apoio.

Segundo Larissa Borges, aluna do 2º ano do EMI em Administração, “a palestra foi importante e eu valorizo a iniciativa da escola em trazer alguém para falar sobre o tema, pois o suicídio está cada vez mais próximo da realidade dos adolescentes. O IFB abordar esse assunto nos traz confiança e segurança de que podemos nos sentir acolhidos pela escola", afirmou.

O aluno Isaque de Jesus, 1º ano EMI em Administração, lembra que “a taxa de suicídio na adolescência aumentou muito de uns tempos pra cá e a escola por ser um meio social tem o dever de promover palestras e atividades sobre a prevenção do suicídio para proteção e acolhimento dos alunos e adolescentes em geral.”

A Roda de Conversa despertou nos alunos ideias como a da Cecília, do 2º ano do EMI em Secretariado, que se sentiu motivada a propor um projeto de
qualidade de vida para os estudantes, com o intuito de reduzir a ansiedade, a depressão e o estresse. "A escola tem o papel de perceber, acolher, fazer os encaminhamentos a profissionais especializados, mas também deve atuar desenvolvendo estratégias de superação com projetos nas áreas de pintura, dança, teatro, esporte e outros que possam permitir a expressão dos sentimentos e do protagonismo dos adolescentes".

CVV

O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas por dia.

Ligue gratuitamente 188 ou acesse cvv.org.br