Página inicial > São Sebastião > Terceira turma do projeto Vivência em Horta Orgânica é concluída na Unidade de Internação de São Sebastião

Criado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 11h27 | Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 11h27 | Última atualização em Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 15h35 | Acessos: 762

Na última sexta-feira (14/12), foi realizada a cerimônia de encerramento da terceira turma do projeto Vivência em Horta Orgânica, realizada pelo Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA) do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília dentro da horta da Unidade de Internação de São Sebastião (UISS), vinculada à Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal (SECRIANÇA).

O projeto Vivência em Horta Orgânica visa à iniciação de aspectos básicos da agricultura orgânica, a partir de vivências práticas na horta da Unidade para a promoção do convívio comunitário e a ressocialização dos socioeducandos e o estímulo vocacional para a produção orgânica.

A atividade contou com a presença de representantes da UISS e de sua escola, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFB, do Campus São Sebastião e do NEA. Todas as autoridades destacaram a importância do projeto para a vida dos estudantes e a atuação do NEA na Unidade.

O projeto contou com a EMATER/DF Gerência Regional de São Sebastião e Horta Comunitária Orgânica Girassol em 2016. Em 2017, o Vivência em Horta Orgânica foi aprimorado com a atuação do NEA, a partir de demanda da UISS, culminando na celebração de Acordo de Cooperação Técnica entre IFB com a SECRIANÇA.

Em 2018, o projeto ganhou escala: de 30 estudantes por semestre em 2017 para cerca de 100 em cada turma de 2018. Isso só foi possível em função da nova perspectiva do projeto: integrar a vivência na horta com o NEA, sob a coordenação dos professores José Geraldo Felipe da Silva e Robson Caldas de Oliveira e da bolsista Eliana Soares Dantas, e as disciplinas regulares da Escola da UISS, o que permitiu maior adesão dos internos ao projeto e tornou significativos os conteúdos ministrados na prática pelos docentes da Escola.

A atividade encerrou um importante ciclo do NEA, com a finalização da vigência do recurso da Chamada MAPA/MCTI/CNPq Nº 02/2016, que financiou o projeto. O apoio possibilitou a consolidação do Núcleo, que permitiu a realização de eventos, capacitações, cursos FIC, ações nas comunidades, pesquisa aplicada, iniciação científica, relacionamento com instituições de destaque no DF, entre outras ações.