Página inicial > São Sebastião > Disponível resultado da consulta pública sobre a alocação de recursos da Assistência Estudantil no IFB São Sebastião

Criado: Segunda, 25 de Fevereiro de 2019, 12h39 | Publicado: Segunda, 25 de Fevereiro de 2019, 12h39 | Última atualização em Segunda, 25 de Fevereiro de 2019, 13h08 | Acessos: 1032

A Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) do Instituto Federal de Brasília (IFB) de São Sebastião divulgou, nesta segunda-feira (25), o resultado da consulta pública sobre a alocação de recursos da Assistência Estudantil no exercício 2019. A consulta contou com a manifestação de 255 participantes, sendo que a maioria (82%) dos votantes integra a comunidade discente da unidade. A proposta vencedora foi a de número 01.

Foram disponibilizadas para consulta duas propostas com base no parecer do núcleo de Serviço Social e estudo da execução orçamentária dos últimos anos, e ambas privilegiam o investimento no Programa Auxílio-Permanência Presencial. O fundamento é que o Auxílio-Permanência é o programa que atende especificamente aos requisitos para investimento dos recursos da Assistência Estudantil, conforme previsto pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O programa é destinado a estudantes com renda per capita de até 1,5 salário-mínimo e observa fatores sociais, como origem em escola pública, condições de habitação e saúde.

O Programa Monitoria também recebeu destaque. Conforme avaliação da CDAE, o programa é estratégico para a permanência e êxito dos estudantes, pois garante um auxílio financeiro ao estudante-monitor e amplia a oferta de apoio e assistência aos estudantes com dificuldades nas tarefas acadêmicas.

Para cerca de 61% dos participantes, o Programa Auxílio-Permanência deve concentrar 75% dos recursos da Assistência Estudantil. Já a Proposta nº 02, que destinava 72% dos recursos para o programa, foi preterida. Conforme a alocação definida na Proposta 01, a expectativa é de que sejam ofertadas mais de 260 bolsas dos Programas Auxílio-Permanência Presencial e Monitoria.

A consulta também coletou dúvidas e sugestões que serão discutidas, respondidas e consideradas nas próximas consultas. Para outros esclarecimentos, os interessados podem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.