Página inicial > São Sebastião > Campus São Sebastião inicia horto de plantas medicinais

Campus São Sebastião inicia horto de plantas medicinais

Criado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 11h59 | Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 11h59 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2019, 15h05 | Acessos: 1273

Nesta última quinta-feira (24), o Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA) do Campus São Sebastião conclui a implantação de horto de plantas medicinais na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 de São Sebastião. Trata-se da primeira de uma série de iniciativas a serem promovidas entre a UBS 2 e o NEA com a comunidade atendida pela Unidade, notadamente mulheres em situação de vulnerabilidade da comunidade carente da Vila Green.

Os colaboradores do NEA, coordenados pela técnica em Meio Ambiente Eliane Dantas e formados por estudantes de Ensino Médio do campus e voluntários da região, instalaram tubos de esgoto no espaço dias antes, com o objetivo de preparar canteiro que ficasse numa altura acessível para pessoas com deficiência ou necessidades específicas, como cadeirantes e idosas.

Na atividade, houve a promoção de oficina para as estudantes do Curso de Formação Inicial e Continuada em Viveiricultora com a raizeira e erveira Josefa Ataídes, egressa da primeira turma do curso e parceira do NEA, sobre o uso de plantas medicinais e valorização de conhecimentos tradicionais.

Segundo Josefa, "esta atividade com as viveiricultoras é o momento de trazer à consciência uma alternativa para estas mulheres cuidarem da saúde. Este curso vem trazendo uma valorização na vida destas mulheres. Quando trabalhamos com ervas, temos a oportunidade de cuidar da saúde com mais simplicidade, com mais tranquilidade. Quando capacitamos, vemos como este trabalho traz para a vida destas mulheres, de verem que são capazes de descobrir que elas são sujeitos de sua própria história. O curso tem trazido este empoderamento e conhecimento para que cada uma saiba dirigir a sua própria vida e reconhecer seu papel enquanto mulher".

Após a oficina, os presentes preencheram os tubos com substrato, decoraram os tubos com pinturas e plantaram as ervas medicinais a serem utilizadas nas oficinas que serão promovidas com a comunidade.

"Agradecemos a parceria com o IFB, que está possibilitando a gente realizar esta integração com a comunidade, com o ensino e com o nosso serviço de saúde. Esta troca rica com os alunos de vocês, com os voluntários de vocês, possibilita que façamos uma saúde integrativa por meio da fitoterapia, com o uso dos chás, trazendo uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes com o ensino do autocuidado que eles vão poder realizar em casa", destacou a enfermeira Fernanda Feitosa da UBS.

As atividades realizadas na UBS 2 são apoiadas pelo projeto de extensão "Enfrentamento à violência contra as mulheres por meio do empoderamento e qualificação de profissionais viveiristas".