Página inicial > São Sebastião > NUCAE realiza a primeira reunião para debater o tema empregabilidade

NUCAE realiza a primeira reunião para debater o tema empregabilidade

Criado: Terça, 30 de Abril de 2019, 15h40 | Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 15h40 | Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2019, 16h08 | Acessos: 899

"A inserção profissional é um problema social, materializado no Brasil com uma taxa de 12,7% de desemprego no primeiro trimestre de 2019, segundo o IBGE". Com essa frase, a professora do Instituto Federal de Brasília – IFB/Campus São Sebastião Lusifátima Gadêlha traz à tona um dos motivos para a implementação do programa de extensão Núcleo de Atendimento aos Estudantes, Egressos e Comunidade para Empregabilidade, Empreendedorismo e Estágio (NUCAE). A primeira reunião do programa ocorreu nesta segunda-feira (29) no Campus São Sebastião e contou com a presença dos membros Edvaldo Dias, Marlon Oliveira, Priscila de Fátima Silva e Reinaldo Gregoldo, além de Lusifátima, coordenadora do NUCAE.

Tendo como objetivo geral criar mecanismos de geração de renda para estudantes e egressos dos cursos do Campus São Sebastião, bem como para a comunidade externa que necessite de suporte para a inserção profissional e para o empreendedorismo", o NUCAE é um programa que dará suporte a outros projetos que visam fomentar o empreendedorismo, a empregabilidade, inclusive no apoio à agricultura familiar.

Em breve, serão divulgadas as primeiras ações do programa, que contará com oficinas para elaboração de currículo, consultoria para empreendedorismo, palestras sobre a temática empregabilidade, dentre outras atividades. Também serão atendidas pelo NUCAE as pessoas com deficiência, hoje assistidas no campus pelo NAPNE. "As pessoas com deficiência também precisam de ajuda para realizarem sua inserção profissional. Sem dúvida, é um público que necessita de muito suporte para conseguir um emprego", destaca Lusifátima.

O NUCAE será um dos meios para que a distância entre a instituição de ensino e o mundo produtivo seja reduzida. O programa pretende melhorar a qualidade de vida do público atendido com a possibilidade de geração de renda, seja pelo emprego ou por meio do empreendedorismo.